:

O que é o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa?

Índice:

  1. O que é o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa?
  2. Qual foi a última reforma Ortografica da língua portuguesa?
  3. Quais os países que fizeram parte do acordo ortográfico da língua portuguesa?
  4. Quem faz o acordo ortográfico?
  5. Qual o objetivo do novo acordo ortográfico da língua portuguesa?
  6. Qual foi o novo acordo ortográfico?
  7. Qual foi a data do novo acordo ortográfico?
  8. Quais as palavras que mudaram no novo acordo ortográfico?
  9. Por que o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990?
  10. Quais são as especificidades do Acordo Ortográfico portuguesa?
  11. Quando está em vigor o Acordo Ortográfico?
  12. Qual o fundamento do Acordo Ortográfico?

O que é o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa?

O novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa foi feito com o objetivo de unificar a grafia de países que tem como língua oficial a língua portuguesa. Entrou em vigor em 1º de janeiro de 2006.

Qual foi a última reforma Ortografica da língua portuguesa?

Desde 1º de janeiro de 2016, o novo acordo ortográfico é o único formato da língua reconhecido no Brasil. O acordo vigora desde 2009, quando o trema da linguiça, o acento das europeias e o hífen do dia a dia desapareceram.

Quais os países que fizeram parte do acordo ortográfico da língua portuguesa?

O motivo principal deste acordo é promover a unificação ortográfica dos países que têm o português como língua oficial, os quais são: Brasil, Portugal, Guiné-Bissau, Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

Quem faz o acordo ortográfico?

Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa: é um tratado aprovado em 12 de outubro de 1990 pela Academia das Ciências de Lisboa, pela Academia Brasileira de Letras e por delegações de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, com a presença de delegação de observadores da Galiza, e assinado em ...

Qual o objetivo do novo acordo ortográfico da língua portuguesa?

Segundo o Ministério da Educação brasileiro, o objetivo do acordo é "unificar a ortografia da língua portuguesa que, atualmente, é o único idioma do ocidente que tem duas grafias oficiais - a do Brasil e a de Portugal".

Qual foi o novo acordo ortográfico?

O novo acordo ortográfico foi realizado em 2009, com prazo de adaptação até 2012, e visa uniformizar e aproximar a gramática entre os 9 países que têm a Língua Portuguesa como língua oficial. As mudanças consistem principalmente na acentuação, uso no hífen, uso do trema e no alfabeto, exemplificadas a seguir.

Qual foi a data do novo acordo ortográfico?

Regras que alteraram a grafia de algumas palavras entraram em vigor em 2009. O Novo Acordo Ortográfico está em uso no Brasil desde 2009, mas a utilização das novas regras passou a ser obrigatória neste ano.

Quais as palavras que mudaram no novo acordo ortográfico?

Por exemplo: anéis, fiéis, papéis, pastéis, céu, chapéu, troféu, véu, destrói, herói, faróis e sóis. O acento também desaparece nas paroxítonas com “i” e “u” tônicos que formam hiato (sequência de duas vogais que pertencem a sílabas diferentes) com a vogal anterior, que, por sua vez, faz parte de um ditongo.

Por que o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990?

  • O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990 pretende instituir uma ortografia oficial unificada para a língua portuguesa, com o objetivo explícito de pôr fim à existência de duas normas ortográficas oficiais divergentes, uma no Brasil e outra nos restantes países de língua oficial portuguesa, contribuindo assim,...

Quais são as especificidades do Acordo Ortográfico portuguesa?

  • Considerando as especificidades dos países signatários do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, foi acordada a unificação em 98% dos vocábulos. Ficam consideradas neste caso as especificidades da pronúncia conforme o espaço geográfico.

Quando está em vigor o Acordo Ortográfico?

  • O Acordo Ortográfico jáestáem vigor: Foi ratificado em Portugal em 2008 , no Brasil em 2004, em Cabo Verde em 2006, em São Tomée Príncipe em 2006, na GuinéBissau em 2009… De acordo com 2ºProtocolo Modificativo, o AO estáem vigor quando ratificado por três países.

Qual o fundamento do Acordo Ortográfico?

  • Também tem havido contestação ao Acordo com fundamentos políticos, económicos e jurídicos, havendo mesmo quem tenha afirmado, em Portugal, a inconstitucionalidade do tratado. Outros ainda afirmaram que o Acordo Ortográfico serve, acima de tudo, a interesses geopolíticos e económicos do Brasil.