:

O que é a crise da subjetividade?

Índice:

  1. O que é a crise da subjetividade?
  2. O que se entende por crise da razão em filosofia contemporânea?
  3. Quais os principais problemas filosóficos da filosofia contemporânea?
  4. O que se entende por crise da razão *?
  5. O que estuda a filosofia contemporânea?
  6. Qual a origem da filosofia contemporânea?
  7. Qual a principal marca da filosofia contemporânea?
  8. Quando começou a filosofia contemporânea?

O que é a crise da subjetividade?

A crise da subjetividade A crise de subjetividade é uma crise de identidade, de sentido e de consciência. O sentido se forma na consciência do indivíduo. O indivíduo se individualizou num corpo e se tornou pessoa através de processos sócias. A subjetividade de uma pessoa envolve consciência e individualidade.

O que se entende por crise da razão em filosofia contemporânea?

A crise da razão diz que a razão é cumulativa e que a razão traz esperança. No conflito entre teses e argumentações a razão é cumulativa o que faz com que faz com que ela venha enfraquecendo, pois acumula conhecimentos maiores sobre si mesma, seja no conhecimento racional ou na capacidade racional.

Quais os principais problemas filosóficos da filosofia contemporânea?

Merecem destaque as guerras mundiais, o nazismo, a bomba atômica, a guerra fria, a corrida armamentista, o aumento das desigualdades sociais e a degradação do meio ambiente. Assim, a filosofia contemporânea reflete sobre muitas questões sendo que a mais relevante é a "crise do homem contemporâneo".

O que se entende por crise da razão *?

As primeiras fissuras da crise da razão surgiram com o ceticismo de Hume (séc. XVIII) e tornaram-se mais agudas como criticismo de Kant, que abalou a metafísica. A genealogia, portanto, visa a resgatar o conceito primeiro e que foi transformado em verdade metafísica, estável e intemporal. ...

O que estuda a filosofia contemporânea?

A Filosofia Contemporânea teve início no início do século XIX e perdura até os dias atuais. Entre as características predominantes da filosofia contemporânea está a maneira de pensar racionalmente, característica da Idade Contemporânea que teve como marco a Revolução Francesa.

Qual a origem da filosofia contemporânea?

  • A Filosofia Contemporânea, cronologicamente, situa-se entre algum período impreciso do século XIX até os dias atuais. Alguns estudiosos preferem classificar os pressupostos teóricos e pensamentos filosóficos produzidos no século XIX como parte da Filosofia Moderna.

Qual a principal marca da filosofia contemporânea?

  • Podemos dizer que a principal marca da Filosofia Contemporânea é a crítica aos modelos filosóficos desenvolvidos até a modernidade.

Quando começou a filosofia contemporânea?

  • A Filosofia Contemporânea inicia-se no século XIX e perdura até os dias atuais, tendo como marca principal a crítica ao cientificismo moderno e às estruturas racionais.