Qual das seguintes afirmações é verdadeira sobre a estrutura do DNA?
Índice:
- Qual das seguintes afirmações é verdadeira sobre a estrutura do DNA?
- Quais foram os experimentos realizados para definir a estrutura do DNA?
- Como a descoberta de Chargaff pode auxiliar no entendimento da estrutura do DNA?
- Em que se baseia a regra de Chargaff?
- Como é a estrutura da molécula de DNA?
- Como é a estrutura de um DNA?
- Quando a estrutura do DNA foi proposta?
- Qual a propriedade do DNA foi evidenciada pelos experimentos de chargaff?
- Qual foi a contribuição de Erwin chargaff?
- O que é a Lei de Chargaff?
- Qual a importância da estrutura do DNA?
- Quais são as partes do DNA que produzem essas características?
- Por que o DNA é fragmentado?
- Qual a manipulação do DNA e de seus genes?
Qual das seguintes afirmações é verdadeira sobre a estrutura do DNA?
Resposta: B) A cristalografia de raios X de Rosalind Franklin forneceu a Watson e Crick dados importantes que ajudaram a elucidar a estrutura do DNA.
Quais foram os experimentos realizados para definir a estrutura do DNA?
F. Griffith faz a primeira experiência de transferência genética passando ácido nucléico de uma bactéria para outra, transmitindo-lhe assim as suas características patogênicas. James Watson e Francis Crick descobrem a estrutura molecular do DNA, o material hereditário da vida, que tem a forma de uma dupla hélice.
Como a descoberta de Chargaff pode auxiliar no entendimento da estrutura do DNA?
A pesquisa de Chargaff mais tarde ajudaria a equipe do laboratório Watson e Crick a deduzir a estrutura em dupla hélice do DNA. A segunda regra de Chargaff é que a composição do DNA varia de uma espécie para outra, em particular nas quantidades relativas de bases A, G, T e C.
Em que se baseia a regra de Chargaff?
A regra de Chargaff afirma que a quantidade de adenina é igual a quantidade timina e a quantidade de guanina é igual a de citosina; ... Então a quantidade de guanina é 35% e de citosina é de 35%, resultando em 100%.
Como é a estrutura da molécula de DNA?
Estrutura do DNA A molécula de DNA é constituída por três substâncias químicas: Bases Nitrogenadas – Adenina (A), Timina (T), Citosina (C) e Guanina (G); Pentose – Um açúcar que apresenta moléculas formadas por cinco átomos de carbono; Fosfato – um radical de ácido fosfórico.
Como é a estrutura de um DNA?
No DNA, cada nucleotídeo é composto por três partes: um açúcar de cinco carbonos chamado desoxirribose, um grupo fosfato e uma base nitrogenada. O DNA usa quatro tipos de bases nitrogenadas: adenina (A), guanina (G), citosina (C) e timina (T).
Quando a estrutura do DNA foi proposta?
A estrutura tridimensional da molécula de DNA - a dupla hélice - foi descoberta em 1953, por Francis Crick, James Watson e Maurice Wilkins, quando trabalhavam em Cambridge, no Reino Unido.
Qual a propriedade do DNA foi evidenciada pelos experimentos de chargaff?
Chargaff (apud SILVA, 2010, p. 73) descobriu experimentalmente que as bases que integram o DNA possuem certa regularidade relacional. Assim, para cada quantidade de adenina, há uma quantidade quase igual de timina; e para cada quantidade de citosina, há uma quantidade quase igual de guanina.
Qual foi a contribuição de Erwin chargaff?
Erwin Chargaff analisou o DNA de diversas espécies e determinou, em 1950, que, mesmo apresentando considerável variabilidade, o total de adenina igualava sempre o total de timina, e o de citosina, o de guanina. Essa descoberta foi denominada “Regra de Chargaff”.
O que é a Lei de Chargaff?
Denominada “Primeira Regra de Paridade de Chargaff” (PRPC), afirma que a quantidade de nucleotídeos Adenina (A) é igual à quantidade de Timina (T), a mesma paridade ocorrendo entre Citosina (C) e Guanina (G).
Qual a importância da estrutura do DNA?
- Muito bom este resumo. A cada passo você vai conquistando novos elementos para compreender a importância da Estrutura do DNA. Agora, veja como a molécula de DNA é formada por uma sequência de nucleotídeos organizados em dois filamentos torcidos em uma dupla-hélice.
Quais são as partes do DNA que produzem essas características?
- As partes do DNA que produzem determinadas características, são chamadas de genes. Duplicação do DNA: As nossas células, muitas vezes precisam tirar cópias de si mesmas, para se multiplicarem e ajudarem o organismo a crescer em tamanho, por exemplo. Nesses casos, o DNA precisar ser copiado, duplicado.
Por que o DNA é fragmentado?
- Após o uso das enzimas, o DNA fica fragmentado, ou seja, separado em pequenos pedacinhos. Em seguida, esses pequenos pedaços são separados em um processo chamado de eletroforese, que utiliza corrente elétrica.
Qual a manipulação do DNA e de seus genes?
- A manipulação do DNA e de seus genes é uma revolução científica que permitiu a descoberta da ação de várias doenças, da produção de medicamentos variados (como a insulina – produto de uma bactéria transgênica), da produção de alimentos e da esperança de cura de vários males ainda sem tratamento.