:

Como aumentar a biodisponibilidade de um fármaco?

Índice:

  1. Como aumentar a biodisponibilidade de um fármaco?
  2. Qual via tem maior biodisponibilidade?
  3. O que é biodisponibilidade e bioequivalência de medicamentos?
  4. Qual a via de administração que tem biodisponibilidade 100%?
  5. O que pode intervir na ação dos fármacos no organismo?
  6. Qual a via mais rápida de absorção de medicamentos?
  7. Quais são as vias de administração da farmacocinética?
  8. Qual a biodisponibilidade do medicamento?
  9. Quais os parâmetros farmacocinéticos para avaliação da biodisponibilidade?
  10. Qual a biodisponibilidade de um medicamento administrado por via intravascular?
  11. Qual a necessidade de regulamentação sobre biodisponibilidade?

Como aumentar a biodisponibilidade de um fármaco?

O tamanho da partícula, a velocidade de dissolução, área de superfície, polimorfismo do fármaco, formação de sais, permeabilidade lipofílica, pKa interferem na biodisponibilidade do fármaco. A solubilidade pode ser melhorada com o processo de micronização (FANGUEIRO et al 2012).

Qual via tem maior biodisponibilidade?

Além disso, as vias parenterais têm maior biodisponibilidade e não estão sujeitas à biotransformação de primeira passagem ou ao meio GI agressivo. Elas também asseguram o melhor controle sobre a dose real de fármaco administrada ao organismo.

O que é biodisponibilidade e bioequivalência de medicamentos?

Dois medicamentos são considerados bioequivalentes quando possuem a mesma biodisponibilidade, ou seja, não apresentam diferenças significativas na quantidade absorvida do fármaco ou na velocidade de absorção, quando administrado em dose equivalente, sob as mesmas condições experimentais.

Qual a via de administração que tem biodisponibilidade 100%?

A administração intravenosa de medicamentos é considerada como tendo 100% de biodisponibilidade, porque eles não passam pelo estômago.

O que pode intervir na ação dos fármacos no organismo?

Os nutrientes podem modificar os efeitos dos fármacos por interferirem em processos farmacocinéticos, como absorção, distribuição, biotransformação e excreção (Oliveira, 1991; Yamreudeewong et al., 1995), acarretando prejuízo terapêutico.

Qual a via mais rápida de absorção de medicamentos?

Quando comparada com a via oral, a via sublingual permite uma entrada mais rápida do fármaco no organismo. É ideal para a rápida absorção de pequenas doses, pois a região sublingual apresenta muitos vasos sanguíneos e uma mucosa pouco espessa, o que facilita o mecanismo.

Quais são as vias de administração da farmacocinética?

Intradérmica (I.D.), Subcutânea (S.C), Intramuscular (I.M.), Intravenosa ou Endovenosa (I.V.

Qual a biodisponibilidade do medicamento?

  • A biodisponibilidade é uma característica do medicamento administrado a um sistema biológico intacto e indica simultaneamente, segundo que cinética e segundo que proporção um fármaco alcança a circulação geral a partir da dose contida no medicamento administrado.

Quais os parâmetros farmacocinéticos para avaliação da biodisponibilidade?

  • Parâmetros farmacocinéticos para avaliação ou comparação da biodisponibilidade, na avaliação comparativa de duas formulações diferentes, que possuem o mesmo princípio ativo: Fig.1: Parâmetros farmacocinéticos para avaliação da biodisponibilidade de um fármaco.

Qual a biodisponibilidade de um medicamento administrado por via intravascular?

  • “Quantidade de fármaco que chega à biofase e é responsável pela ação farmacológica”. Prof. Leslie Benet Goodman & Gilman – As Bases Farmacológicas da Terapêutica (1.996). Por Definição, a Biodisponibilidade de um Medicamento Administrado por Via Intravascular é igual a 100%.

Qual a necessidade de regulamentação sobre biodisponibilidade?

  • NECESSIDADE DE REGULAMENTAÇÃO SOBRE BIODISPONIBILIDADE DE MEDICAMENTOS Exemplos: Ineficácia - Cloranfenicol Intoxicações - Fenitoína / Digoxina BIODISPONIBILIDADE Conceito Inicial “Quantidade de fármaco que chega à biofase e é responsável pela ação farmacológica”. Prof. Leslie Benet Goodman & Gilman –