:

O que é o phármakon de Platão?

Índice:

  1. O que é o phármakon de Platão?
  2. Por que Platão classifica a linguagem seria uma phármakon qual seria a solução de Platão para esse problema?
  3. O que Platão quis dizer quando afirmou que a palavra é um phármakon?
  4. Quando o phármakon é remédio?
  5. O que é um phármakon?
  6. Qual o filósofo dizia que a linguagem é um phármakon?
  7. O que é linguagem de Platão?
  8. O que era a linguagem para Platão?
  9. O que é a linguagem para Platão?
  10. Qual é a definição de fármaco?
  11. Qual a filosofia de Platão?
  12. Qual é o principal ensinamento de Platão?
  13. Como os ensinamentos de Platão se espalharam?
  14. Por que o pensamento platônico se tornou popular?

O que é o phármakon de Platão?

O filósofo grego Platão em um dos seus diálogos, Fedro, disse que a linguagem é um phármakon. Esta palavra grega, em português possui três sentidos: pode ser remédio, veneno ou cosmético, dependendo do modo como é empregada. ... Esse tipo de linguagem provoca o mal, destrói, prejudica.

Por que Platão classifica a linguagem seria uma phármakon qual seria a solução de Platão para esse problema?

Pharmakon significa remédio e veneno. A mesma substância pode fazer o bem e o mal. Assim é a linguagem: ela pode ser usada para unir os seres humanos ou para dominar enganar, prejudicar.

O que Platão quis dizer quando afirmou que a palavra é um phármakon?

O segundo significado do termo phármakon – veneno – trata da capacidade de destruir ideais, calar a voz de outros, fazer com que as pessoas se sintam desconfortáveis, humilhadas e inexista o diálogo.

Quando o phármakon é remédio?

O pharmakon só existe plenamente quando o paciente usa a medicação (e também a dieta, ginástica ou cirurgia) do modo que o médico acredita ser a melhor, convencendo através da melhor retórica o paciente a agir terapeuticamente em próprio favor e dos seus.

O que é um phármakon?

Fármaco deriva do termo grego pharmakon, que tanto pode significar veneno como remédio, literalmente significa “aquilo que tem o poder de transladar as impurezas”. Para os gregos, phármakon era aquilo que poderia trazer tanto o bem quanto o mal, manter a vida ou causar a morte. ...

Qual o filósofo dizia que a linguagem é um phármakon?

Platão “No entanto, no diálogo Fedro, Platão dizia que a linguagem é um pharmakon.” “Esta palavra grega, que em português se traduz por poção, possui três sentidos principais: remédio, veneno e cosmético.” “Não se sabe de onde é um homem antes que ele tenha falado.”

O que é linguagem de Platão?

Grego Língua grega antiga Platão/Idiomas

O que era a linguagem para Platão?

A formação da lingua- gem, seria uma arte, que se utiliza do nome para constituir a linguagem. Aquele que vai fazer uso da lingua- gem, em Platão, é o dialético, e, portanto, é ele que vai sentenciar, observando o trabalho do legislador.

O que é a linguagem para Platão?

Grego Língua grega antiga Platão/Idiomas

Qual é a definição de fármaco?

Fármaco, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, é a principal substância da formulação do medicamento, responsável pelo efeito terapêutico. Fármaco também é um composto químico obtido por extração, purificação, síntese ou semi-síntese.

Qual a filosofia de Platão?

  • A despeito daqueles que dizem que não há propriamente uma filosofia da linguagem em Platão é preciso entender o que se chama Filosofia. Para Platão, Filosofia é e sempre será a busca de um saber e não meramente um certo saber que se condensa numa doutrina fixa e imutável.

Qual é o principal ensinamento de Platão?

  • O principal ensinamento de Platão é o conceito de que os humanos têm uma alma imortal que sobrevive à morte do corpo físico. “A imortalidade da alma é um dos assuntos favoritos de Platão.”. — Body and Soul in Ancient Philosophy. Platão se interessava muito na vida após a morte.

Como os ensinamentos de Platão se espalharam?

  • COMO OS ENSINAMENTOS DE PLATÃO SE ESPALHARAM? A Academia de Platão exerceu muita influência durante seus nove séculos de existência, de 3 EC. O pensamento platônico se tornou popular em países dominados pela Grécia e por Roma. O filósofo judeu Filo de Alexandria aceitou o platonismo, assim como muitos líderes religiosos da cristandade.

Por que o pensamento platônico se tornou popular?

  • O pensamento platônico se tornou popular em países dominados pela Grécia e por Roma. O filósofo judeu Filo de Alexandria aceitou o platonismo, assim como muitos líderes religiosos da cristandade. Em resultado disso, conceitos filosóficos pagãos, incluindo a imortalidade da alma, se infiltraram nos ensinamentos do judaísmo e do cristianismo.