O que é VCM no exame de sangue alto?
Índice:
- O que é VCM no exame de sangue alto?
- O que é HCM alterado no hemograma?
- O que é MCH no exame de sangue?
- Qual a diferença entre o VCM e a anemia?
- Quais são os valores normais de HCM?
- Por que o hemograma serve para acompanhar alterações no sangue?
O que é VCM no exame de sangue alto?
Quando o nível de VCM está alto significa que as hemácias estão maiores que o tamanho habitual e pode indicar algumas condições, como, por exemplo, a anemia por deficiência de vitamina B12 ou ácido fólico. Pode ser sinal também de hipotireoidismo, alcoolismo, alterações na medula óssea, dentre outras.
O que é HCM alterado no hemograma?
HCM alto: Valores altos de HCM indicam a presença de mais hemoglobina nas células, o que torna essas hemácias mais escuras. Nesse caso, se houver uma anemia, será chamada anemia hipercrômica.
O que é MCH no exame de sangue?
Hemoglobina corpuscular média (HCM) ou hemoglobina globular média (HGM), também referida como MCH (do inglês Mean Corpuscolar Hemoglobin), em um hemograma, é a quantidade média de hemoglobina (hb) presente nas hemácias. É parte de um exame das células sanguíneas e serve para identificar o tipo e causa da anemia.
Qual a diferença entre o VCM e a anemia?
- Se o VCM for maior que 96 fl, a anemia é do tipo macrocítica, pois as hemácias estão maiores que o normal. Dentre esse tipo de anemia, as mais comuns são a anemia megaloblástica e a perniciosa. Valores de VCM entre fl indicam que as hemácias estão dentro do tamanho normal.
Quais são os valores normais de HCM?
- Valores altos de HCM são encontrados em glóbulos vermelhos mais escuros. Nesses casos, a anemia é denominada hipercrômica. Se o HCM estiver baixo, as hemácias terão coloração mais clara e a anemia é chamada hipocrômica. Valores normais de HCM são encontrados em glóbulos vermelhos de cor normal, chamados normocrômicos.
Por que o hemograma serve para acompanhar alterações no sangue?
- O hemograma serve para auxiliar diagnóstico e acompanhar a evolução de doenças que provocam alterações no sangue, como: Anemias; Distúrbios da medula óssea; Infecções bacterianas, fúngicas ou virais; Inflamações; Câncer, especialmente leucemias ou linfomas; Alterações nas plaquetas, como o seu aumento (plaquetose) ou diminuição (plaquetopenia);