:

O que é V ST na nota fiscal?

Índice:

  1. O que é V ST na nota fiscal?
  2. Quem paga o imposto ST?
  3. Como funciona a substituição tributária?
  4. Como identificar uma nota fiscal com substituição tributária?
  5. Quem deve recolher a substituição tributária?
  6. Quando devo recolher ICMS-ST?

O que é V ST na nota fiscal?

Substituição tributária é a transferência da obrigação do recolhimento de um imposto de uma ou várias pessoas que estão em uma cadeia de produção. ... Vamos te explicar: o recolhimento do ICMS ST é a antecipação do ICMS que a empresa (comércio) do seu cliente pagaria ao vender aquela mercadoria ao consumidor final.

Quem paga o imposto ST?

O recolhimento do ICMS ST deve ser realizado por aquele contribuinte que estiver caracterizado como responsável naquela situação de substituição, ou seja, pode ser o remetente ou o destinatário, conforme o caso.

Como funciona a substituição tributária?

O ICMS-ST é um regime responsável pela substituição tributária que antecipa o recolhimento do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Desta forma, ele responsabiliza um único contribuinte pelo pagamento do imposto, geralmente, o próprio fabricante do produto.

Como identificar uma nota fiscal com substituição tributária?

O melhor jeito de como saber se um produto tem substituição tributária pelo NCM é consultando o Sefaz. Dessa forma, o portal do órgão disponibiliza uma relação de produtos que estão sujeitos a ST, o que ajuda muito a diminuir qualquer tipo de erro de tributação.

Quem deve recolher a substituição tributária?

Desta forma, ele libera os seus clientes e também os clientes deles (até o final da cadeia), do pagamento desse imposto federal. Na prática, indústrias e importadores costumam ser os encarregados de recolher o ICMS devido em toda a sua cadeia de distribuição.

Quando devo recolher ICMS-ST?

O pagamento do ICMS é realizado sobre cada venda realizada na cadeia, ou seja, ele é recolhido após a venda da mercadoria. Já o ICMS-ST é pago uma única vez, de forma antecipada, antes da empresa compradora da mercadoria revendê-la.