:

O que significa Toi na energia?

Índice:

  1. O que significa Toi na energia?
  2. O que significa a sigla toi?
  3. O que é Termo de Ocorrência e Inspeção?
  4. Como funciona o toi?
  5. Que dados devem conter em sua conta de luz?
  6. Como você tem o hábito de conferir tudo o que é cobrado na sua conta de luz?
  7. Como devem ser apresentados os tributos cobrados na conta de luz?
  8. Como apresentar o ICMS nas contas de luz?

O que significa Toi na energia?

TOI significa Termo de Ocorrência e Inspeção (popularmente conhecido como Termo de Ocorrência de Irregularidade), conforme o artigo 129, parágrafo primeiro, inciso I, da Resolução nº 414/2010 da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), e nada mais é do que um documento emitido por escrito pela concessionária de ...

O que significa a sigla toi?

Analisa a legalidade do Termo de Ocorrência de Irregularidade, instrumento utilizado pelas concessionárias de energia elétrica para a constatação de irregularidades nos medidores de consumo e aplicação de penalidades.

O que é Termo de Ocorrência e Inspeção?

É o Termo de Ocorrência e Inspeção, um documento utilizado por profissionais de campo de todas as distribuidoras de energia do país para registrar anormalidades encontradas no medidor que podem impactar no consumo de energia.

Como funciona o toi?

Na prática, a concessionária de energia tem aplicado diretamente o TOI sem a presença do consumidor, o que chamamos de TOI unilateral. Na verdade, o consumidor só tem conhecimento da acusação de furto quando recebe em sua residência um TOI já com a multa imposta e parcelada diretamente na sua conta de luz.

Que dados devem conter em sua conta de luz?

  • Independentemente de ser consumidor residencial, comercial ou industrial devem conter em sua conta de luz, estes dados essenciais. Devem conter o nome, CPF/CNPJ, endereço tanto do consumidor quanto da concessionária, além do número da unidade consumidora, que basicamente é o identificador do ponto de consumo.

Como você tem o hábito de conferir tudo o que é cobrado na sua conta de luz?

  • Você tem o hábito de conferir tudo o que é cobrado na sua conta de luz? Se não tem, pode acabar pagando um valor indevido, segundo a Fundação Procon-SP.

Como devem ser apresentados os tributos cobrados na conta de luz?

  • Obrigatoriamente devem ser apresentados os valores dos tributos cobrados na sua conta de luz: ICMS, PIS e COFINS. Nas contas de luz, as concessionárias podem apresentar as tarifas utilizadas com ou sem impostos embutidos, porém impreterivelmente devem ser apresentados os valores totais de cada um dos tributos.

Como apresentar o ICMS nas contas de luz?

  • Nas contas de luz, as concessionárias podem apresentar as tarifas utilizadas com ou sem impostos embutidos, porém impreterivelmente devem ser apresentados os valores totais de cada um dos tributos. Ainda, em alguns estados, o ICMS é variável dependendo da quantidade de energia consumida.