:

O que é síndrome de Cushing iatrogênica?

Índice:

  1. O que é síndrome de Cushing iatrogênica?
  2. O que pode causar a síndrome de Cushing?
  3. Porque há atrofia muscular na síndrome de Cushing?
  4. Qual o significado de Cushing?
  5. Tem como efeito adverso a síndrome de Cushing?
  6. Como descobrir síndrome de Cushing?
  7. Qual a causa da síndrome de Cushing endógena?
  8. Como diagnosticar a síndrome de Cushing?
  9. Qual a idade mais comum para ter a síndrome de Cushing?
  10. Quais são os tumores de Cushing?

O que é síndrome de Cushing iatrogênica?

Síndrome de Cushing é a resultante fenotípica da exposição crônica a concentrações elevadas de glicocorticoides, endógenos ou exógenos. Neste último caso, temos a Síndrome de Cushing iatrogênica. As causas endógenas da Síndrome de Cushing são raras, com incidência anual aproximada de 10:1.000.000 pessoas.

O que pode causar a síndrome de Cushing?

A síndrome de Cushing normalmente é causada quando a pessoa toma corticosteroides para tratar um problema médico ou por um tumor na hipófise ou na glândula adrenal que faz com que as glândulas adrenais produzam corticosteroides em excesso.

Porque há atrofia muscular na síndrome de Cushing?

Ocorre, nessa patologia, uma hipersecreção de ACTH, a qual provoca uma hiperplasia bilateral da adrenal. Os corticotrofos estão atrofiados na Doença de Cushing, inibidos pelo hipercortisolismo e pela ausência de CRH.

Qual o significado de Cushing?

A denominação síndrome de Cushing denota o quadro clínico resultante do excesso de cortisol resultante de qualquer causa, ao passo que doença de Cushing refere-se à hiperfunção do córtex adrenal em decorrência do excesso de ACTH hipofisário.

Tem como efeito adverso a síndrome de Cushing?

Porém quando o uso passa a ser contínuo ou em doses elevadas, o indivíduo poderá desenvolver como efeito colateral a Síndrome de Cushing, que é caracterizada pelo seguinte quadro: face de lua cheia, giba de búfalo, estrias, ganho de peso, com acúmulo de gordura no abdômen, redução da tolerância a carboidratos, ...

Como descobrir síndrome de Cushing?

Em geral, o diagnóstico geralmente é feito por meio de níveis séricos ou salivares noturnos elevados de cortisol, ou cortisol livre na urina de 24 horas, e um teste de supressão com dexametasona em que o cortisol sérico não suprime.

Qual a causa da síndrome de Cushing endógena?

  • A causa mais comum da síndrome é a exógena, com o uso de corticoterapia. A Síndrome de Cushing endógena é dividida entre causas ACTH dependentes (cerca de 80% dos casos) e independentes de ACTH (cerca de 20%).

Como diagnosticar a síndrome de Cushing?

  • A síndrome de Cushing pode ser difícil de diagnosticar, já que seus sintomas são muito parecidos aos de outras doenças, como hipotireoidismo e hipertensão. O principal objetivo do tratamento da síndrome de Cushing é diminuir e estabilizar os níveis de cortisol no organismo.

Qual a idade mais comum para ter a síndrome de Cushing?

  • Para além desses fatores, qualquer pessoa pode vir a ter a doença, embora ela seja mais comum em mulheres (que são, em média, três vezes mais propensas a desenvolvê-la do que homens) dos 20 aos 50 anos de idade. Pessoas com obesidade e diabetes também estão sob maior risco de ter a síndrome de Cushing.

Quais são os tumores de Cushing?

  • Em até 90% dos casos de doença de Cushing, os tumores são microadenomas hipofisários (<10mm de diâmetro). Em 10% dos pacientes, ocorrem macroadenomas com invasão de estruturas – e, apesar de incomuns, apresentam abordagem terapêutica complicada, pois a cirurgia curativa muitas vezes é impossibilitada devido à extensão da doença.