:

Qual foi o principal objetivo da Patrística?

Índice:

  1. Qual foi o principal objetivo da Patrística?
  2. O que é Patrística explique?
  3. Quais são as principais características da filosofia Patrística?
  4. Qual era o principal objetivo da Escolástica?
  5. Qual é o principal representante da Patrística?
  6. Quais as principais características da filosofia escolástica?
  7. Quais as principais características da filosofia medieval?
  8. O que é o pensamento escolástico?
  9. O que foi a escolástica e quem era seu principal representante?
  10. Quais são os principais filósofos da Patrística?
  11. Quais são os conceitos da patrística?
  12. Quais eram os tópicos abordados pelos patrísticos?
  13. Quais são as doutrinas patrísticas?
  14. Qual o filósofo da Era Patrística?

Qual foi o principal objetivo da Patrística?

Patrística é a filosofia cristã nos três primeiros séculos, elaborada pelos primeiros Pais Apostólicos da Igreja ou Santos Padres; consiste na elaboração doutrinal das verdades de fé do cristianismo e, na sua defesa contra os ataques dos pagãos e dos hereges.

O que é Patrística explique?

A Patrística foi uma vertente filosófica que teve início no período de transição entre a Antiguidade e a Idade Média. O nome “Patrística” faz uma referência aos primeiros padres da Igreja Católica, que se dedicaram a desenvolver uma filosofia que se aproximava do pensamento cristão e do conhecimento religioso.

Quais são as principais características da filosofia Patrística?

É um período de transição da Antiguidade para a Idade Média. Porém, é considerada a primeira fase da filosofia medieval por causa do cristianismo. Sua principal característica era a defesa da fé contra os pagãos e hereges, além da expansão do Cristianismo na Europa.

Qual era o principal objetivo da Escolástica?

A Filosofia Escolástica foi um período de intensa produção filosófica e de valorização do conhecimento científico e da junção entre fé e razão.

Qual é o principal representante da Patrística?

Santo Agostinho, o Bispo de Hipona. Agostinho que se tornou Bispo de Hipona e foi, mais tarde, canonizado pela Igreja Católica, foi um padre patrístico, considerado como o maior difusor do pensamento patrístico e o maior polemista da Filosofia Patrística.

Quais as principais características da filosofia escolástica?

Escolástica foi uma corrente filosófica da Idade Média. - A principal característica da escolástica, estrutura de pensamento e conhecimento, é a integração entre a razão (de base greco-romana) com a fé cristã (baseda na Bíblia). Porém, vale ressaltar que para os filósofos escolásticos, a fé devia se sobrepor à razão.

Quais as principais características da filosofia medieval?

A filosofia medieval buscou conciliar duas áreas, até então, distintas: a razão científica e a fé cristã. A filosofia medieval abordava essencialmente os problemas relacionados com a crença e a influência de Deus para a realidade. Além do desenvolvimento natural de áreas como a lógica e ética.

O que é o pensamento escolástico?

O método escolástico consistia, basicamente, em dois gêneros de discussão filosófica, chamados Lectio e Disputatio. A Escolástica foi um período especialmente livresco, ou seja, um período completamente dado ao estudo e à leitura.

O que foi a escolástica e quem era seu principal representante?

A filosofia escolástica é uma vertente do pensamento filosófico produzido pelos intelectuais da chamada filosofia cristã. Essa vertente tem como principal representante Tomás de Aquino, que utiliza do pensamento aristotélico para pensar sobre questões inerentes à fé.

Quais são os principais filósofos da Patrística?

Os principais pensadores da Patrística Latina são: Minúcio Felix (séculos II-III), Tertuliano (séculos II-III), Ambrósio (século IV), bispo de Milão; Jerônimo (séculos IV-V); Santo Agostinho (séculos IV-V); e Boécio (séculos IV-V).

Quais são os conceitos da patrística?

  • São eles: criação do mundo; ressurreição e encarnação; corpo e alma; pecados; livre arbítrio; predestinação divina. Santo Agostinho (354-430) foi teólogo, bispo, filósofo e o principal expoente da Patrística. Seus estudos estiveram voltados para a luta do bem e do mal (maniqueísmo), bem como do neoplatonismo.

Quais eram os tópicos abordados pelos patrísticos?

  • Desse modo, os principais tópicos abordados pelos patrísticos eram baseados nas vertentes do maniqueísmo, ceticismo e o neoplatonismo. Sendo eles, a criação do mundo, ressurreição e encarnação, corpo e alma, pecados, livre arbítrio, e a predestinação divina.

Quais são as doutrinas patrísticas?

  • Sendo eles, a criação do mundo, ressurreição e encarnação, corpo e alma, pecados, livre arbítrio, e a predestinação divina. Então, foi durante a era patrística que foi difundida a maior parte das doutrinas do pensamento cristão.

Qual o filósofo da Era Patrística?

  • Como dito anteriormente, Santo Agostinho foi um dos principais filósofos da era patrística, sendo considerado o maior difusor desse pensamento e o maior polemista dessa filosofia. Ele era teólogo, filósofo e bispo de Hipona, e recorreu a várias teorias e escolas filosóficas afim de encontrar um sentido para a vida.