:

Em que situações se deve acionar o SAMU?

Índice:

  1. Em que situações se deve acionar o SAMU?
  2. Quando não devemos chamar o SAMU?
  3. Quem chamar em caso de emergência?
  4. Qual o público que a SAMU atende?
  5. Qual situação que remete a uma ocorrência de emergência?
  6. Qual o número para chamar ambulância?
  7. Em que situações devem chamar os bombeiros?

Em que situações se deve acionar o SAMU?

Saiba quais os casos que o SAMU 192 deve ser acionado: Acidentes / traumas com vítimas; Choque elétrico; Falta de ar intensa; Suspeita de Infarto ou AVC (alteração súbita na fala, perda de força em um lado do corpo e desvio da comissura labial são os sintomas mais comuns);

Quando não devemos chamar o SAMU?

Quando não chamar o Samu: Vômito e diarreia; Levar pacientes para consulta médica ou exames; ... Transportes inter-hospitalares de pacientes de convênio; Todas as demais situações onde não se caracterize urgência ou emergência médica.

Quem chamar em caso de emergência?

O Samu atende pelo telefone 192 e o cidadão deve entrar em contato em caso de emergências que envolva problemas cardiorrespiratórios, intoxicações alimentares, afogamentos, queimaduras graves, entre outras situações.

Qual o público que a SAMU atende?

O serviço SAMU 192 presta socorro a população nas residências, locais de trabalho e vias públicas. A equipe é composta por condutores-socorristas, técnicos em enfermagem, enfermeiros e médicos, todos capacitados em atendimento de urgência de natureza traumática, clínica, pediátrica, obstétricas e psiquiátricas.

Qual situação que remete a uma ocorrência de emergência?

A emergência é considerada uma situação em que a vida, a saúde, a propriedade ou o meio ambiente enfrentam uma ameaça imediata. Em situações de emergência, devem ser tomadas medidas súbitas, para evitar que a situação se agrave.

Qual o número para chamar ambulância?

Saiba quando ligar para o número 192 do Samu - Saúde.

Em que situações devem chamar os bombeiros?

Casos para chamar o Corpo de Bombeiros – 193 - vítimas soterradas, pacientes presos em ferragens de veículos, pessoa em edificação durante incêndio e vítimas de afogamento. O informativo traz mais detalhes para o cidadão que for contatar o SAMU e o que ele deve responder, se possível, ao atendente.