:

O que é a proposta bilíngue no processo educacional dos surdos?

Índice:

  1. O que é a proposta bilíngue no processo educacional dos surdos?
  2. Que pressupõe a proposta Educacional bilíngue para surdos no Brasil e quais línguas estarão envolvidas no processo de ensino-aprendizagem?
  3. Qual é a proposta do bilinguismo?
  4. Quais línguas estarão envolvidas no processo de ensino-aprendizagem dos alunos surdos?
  5. Porque os surdos defendem a escolas bilíngues?
  6. Quais são os três pilares da proposta bilíngue na educação de surdos?
  7. Qual a metodologia usada na educação dos surdos na escola regular e bilíngue?
  8. Quais são as duas línguas envolvidas na educação bilíngue para surdos?
  9. O que pensam os surdos bilíngues sobre a Política Nacional de Educação Especial?
  10. Qual é o principal objetivo da luta por uma escola bilíngue?
  11. Qual a origem da língua de sinais na educação de surdos?
  12. Como a surdez pode bloquear o desenvolvimento da linguagem verbal?
  13. Qual a proposta pedagógica?
  14. Qual é o momento do atendimento educacional especializado para a língua portuguesa?

O que é a proposta bilíngue no processo educacional dos surdos?

A proposta bilíngue segundo Quadros (1997. pg. 32 e 33) é trabalhar todos os conteúdos na língua nativa das crianças surdas, ou seja, LIBRAS e trabalhar a língua portuguesa momentos específicos das aulas com leitura e escrita da língua.

Que pressupõe a proposta Educacional bilíngue para surdos no Brasil e quais línguas estarão envolvidas no processo de ensino-aprendizagem?

Resposta: O que pressupõe a Proposta Educacional Bilíngue para Surdos são a LEI 10.436/2002 e o Decreto 5.626/2005. Os quais envolvem a Língua de Sinais e a Língua Portuguesa (Oral e Escrita).

Qual é a proposta do bilinguismo?

A proposta bilíngüe possibilita ao leitor surdo fazer uso das duas línguas, escolhendo a qual irá utilizar em cada situação lingüística. As línguas de sinais são um sistema lingüístico usado para a comunicação entre pessoas surdas.

Quais línguas estarão envolvidas no processo de ensino-aprendizagem dos alunos surdos?

A educação bilíngüe de surdos no Brasil esta amparada pela Lei e é recomendada pelo Ministério Nacional da Educação (MEC), como sendo uma proposta válida e eficaz para o ensino das duas Línguas reconhecidas pelo país, Língua Portuguesa e LIBRAS, necessárias para a inclusão social efetiva destes sujeitos.

Porque os surdos defendem a escolas bilíngues?

Várias pesquisas mostram que os surdos melhor incluídos socialmente são os que estudam nas Escolas Bilíngues, que têm a Língua de Sinais brasileira, sua língua materna, como primeira língua de convívio e instrução, possibilitando o desenvolvimento da competência em Língua Portuguesa escrita, como segunda língua para ...

Quais são os três pilares da proposta bilíngue na educação de surdos?

- Propõe o ensino de dois idiomas: a Libras como língua principal e a língua portuguesa como segundo idioma, na versão escrita. RESPOSTA CORRETA. Estes são os três pilares da proposta bilíngue na educação de surdos.

Qual a metodologia usada na educação dos surdos na escola regular e bilíngue?

PEDAGOGIA SURDA Essa metodologia defende que a criança surda deve ter aulas ministradas em Libras por professores surdos desde a educação infantil. Mas o ideal é que as crianças surdas, filhas de pais ouvintes, sejam inseridas na escola bilíngue, assim que diagnosticada a surdez.

Quais são as duas línguas envolvidas na educação bilíngue para surdos?

Esta oferece aos surdos condições de participação ativa na sociedade através de sua língua natural (LIBRAS) e também com o ensino-aprendizagem da língua portuguesa como segunda língua na modalidade escrita. ...

O que pensam os surdos bilíngues sobre a Política Nacional de Educação Especial?

Embora o direito dos alunos surdos à educação bilíngue seja também reconhecido no documento da Política de Educação Especial, tal educação é caracterizada como "o ensino escolar na Língua Portuguesa e na língua de sinais" (BRASIL, 2008, p.

Qual é o principal objetivo da luta por uma escola bilíngue?

Crianças que estudam em uma escola bilíngue expandem sua visão de mundo, desenvolvem o seu pensamento cognitivo e antecipam a consciência metalinguística. Além disso, como defendem alguns estudos consagrados da psicologia, alunos que são expostas, desde cedo, à duas línguas, têm vantagem de pensamento sobre os demais.

Qual a origem da língua de sinais na educação de surdos?

  • Já no Brasil, a adoção da língua de sinais na educação de surdos é um fato mais recente, sendo que, nos últimos anos, tem sido crescente o número de adeptos e defensores do seu uso. As línguas de sinais, são naturais das comunidades surdas, não são simplesmente gestos e mímicas e sim, línguas com estruturas gramaticais próprias.

Como a surdez pode bloquear o desenvolvimento da linguagem verbal?

  • A surdez pode bloquear o desenvolvimento da linguagem verbal, mas não impede o desenvolvimento dos processos não-verbais. Independentemente de estar inserido em escola especial ou escola comum, o aluno surdo tem direito a uma metodologia que atenda às suas necessidades, a partir de vivências, dramatizações e uma variedade de jogos.

Qual a proposta pedagógica?

  • Falta material adequado para trabalhar, como infográfico, mapas, ou seja, que utilizem bastante imagens. A proposta Pedagógica traz questões genéricas que todos comentam, mas não conhecem a fundo, ou mesmo o plano de aula que não é voltado para os surdos, mas apenas para os ouvintes.

Qual é o momento do atendimento educacional especializado para a língua portuguesa?

  • Momento do Atendimento Educacional Especializado para o ensino da Língua Portuguesa: no qual são trabalhadas as especificidades dessa língua para pessoas com surdez. Este trabalho é realizado todos os dias para os alunos com surdez, à parte das aulas da turma comum, por uma professora de Língua Portuguesa, graduada nesta área, preferencialmente.