O que significa repolarização ventricular?
Índice:
- O que significa repolarização ventricular?
- O que significa alteração inespecífica da repolarização ventricular?
- O que é repolarização ventricular precoce?
- O que é a arritmia sinusal?
- O que significa alterações Inespecificas?
- O que significa a palavra inespecífica?
- Como ocorre a repolarização precoce?
- Qual é a síndrome da repolarização precoce?
- Como ocorre a repolarização da membrana?
- Qual a gravidade das alterações da repolarização?
O que significa repolarização ventricular?
A repolarização ventricular é o intervalo de onda no eletrocardiograma (ECG) que representa a fase em que o coração está se preparando para uma nova contração.
O que significa alteração inespecífica da repolarização ventricular?
Uma alteração inespecífica da repolarização ventricular significa uma alteração na onda T do eletrocardiograma, muito observada em hipertensos e indivíduos acima de 40 anos.
O que é repolarização ventricular precoce?
O conceito de repolarização precoce (ER) refere-se à observação de alterações no ECG de superfície compostas de elevação do ponto J e anomalias nas porções terminais dos QRS (entalhes ou empastamentos) que pode ter uma prevalência relativamente elevada na população em geral.
O que é a arritmia sinusal?
A arritmia sinusal é diagnosticada quando a variação entre o ciclo mais curto e o mais longo no ECG for maior do que 0,12 segundos. Na inspiração, por aumento do volume de retorno venoso ao coração, ocorre uma elevação na frequência cardíaca, enquanto na expiração, ao contrário, há uma redução dessa frequência.
O que significa alterações Inespecificas?
São alterações vistas ao Eletrocardiograma de repouso que devm ser investigadas com exames complementares. São inespecíficas porque podem ou não ser benignas.
O que significa a palavra inespecífica?
Que não é específico ou especificado (ex.: mal-estar inespecífico).
Como ocorre a repolarização precoce?
- A repolarização precoce, em si, pode ser identificada por várias morfologias no ECG de 12 derivações, todas elas envolvendo a elevação do ponto J (localizado no fim do complexo QRS) em relação à linha de base. A alteração pode se mostrar como uma onda apiculada logo ao fim do QRS, como uma deflexão no fim da onda R ou como elevação do segmento ST.
Qual é a síndrome da repolarização precoce?
- O termo “síndrome da repolarização precoce” é usado nas situações em que a repolarização precoce pode ser associada a taquiarritmias potencialmente fatais. Logo, considera-se a presença da síndrome quando o paciente tem a alteração de repolarização associada a história pessoal de morte súbita revertida ou história familiar compatível.
Como ocorre a repolarização da membrana?
- O potencial de membrana nesse período passa a ser, portanto, positivo (algo em torno de +45 mv). A repolarização é a segunda fase do potencial de ação e ocorre logo em seguida à despolarização.
Qual a gravidade das alterações da repolarização?
- Alterações da repolarização pode ser grave quando há inversão da Onda T ou Onda T apiculada. Mas neste caso, o médico descreve o eletrocardiograma como isquemia. Alterações inespecífica da repolarização não implica em gravidade, normalmente. As alterações relacionadas são bastante frequente em pacientes que tem doenças nas válvulas cardíacas.