O que causa o pneumoperitônio?
Índice:
- O que causa o pneumoperitônio?
- O que é ausência de pneumoperitônio?
- Como identificar pneumoperitônio?
- Qual a função do pneumoperitônio Na laparoscopia?
- O que é sinal de Rigler?
- Quais os sintomas de abdome agudo?
O que causa o pneumoperitônio?
Pneumoperitônio espontâneo é atribuído a diversas causas, entre elas: torácicas como barotraumas, pneumotórax; causas abdominais dentre elas pneumatose intestinal, colecistite enfisematosa, peritonite bacteriana espontânea, microtraumas da transição esofagogástricas por vômitos e colites; causas ginecológicas que podem ...
O que é ausência de pneumoperitônio?
O pneumoperitônio é causado freqüentemente por perfurações de vísceras ocas, entretanto, em aproximadamente 10% dos casos pode estar presente na ausência dessas1. Quando nenhuma causa é encontrada, é definido como idiopático.
Como identificar pneumoperitônio?
O pneumoperitônio torna-se radiologicamente evidente quando a quantidade de ar no abdômen oscila entre 30–90 cm³. Eventualmente observa-se na radiografia o sinal de Rigler, que é a visualização das paredes dos intestinos.
Qual a função do pneumoperitônio Na laparoscopia?
Durante o procedimento laparoscópico, o pneumoperitônio causa elevação do diafragma, gerando uma diminuição da capacidade vital e do volume respiratório e conseqüente aumento das pressões necessárias para ventilação mecânica.
O que é sinal de Rigler?
O sinal de Rigler é a visualização de parede gástrica ou intestinal pela presença de gás na cavidade peritonial (pneumoperitônio) e no interior da alça, usualmente dilatada.
Quais os sintomas de abdome agudo?
Abdome Agudo Obstrutivo Associadamente surgem náuseas, vômitos, distensão abdominal, parada da eliminação de flatos e fezes. Acontece na oclusão mecânica por bridas/aderências, hérnias, neoplasias e invaginação. Brida é a principal causa de abdome agudo obstrutivo, especialmente em pacientes com histórico de cirurgia.