:

Qual o significado de pendência de extemporaneidade de vínculo?

Índice:

  1. Qual o significado de pendência de extemporaneidade de vínculo?
  2. O que é PEXT no meu INSS?
  3. Como comprovar vínculo extemporâneo?
  4. Como fazer a pendência de vínculo extemporâneo?
  5. Qual a pendência que precisa ser resolvida?
  6. Como usar o dado extemporâneo?

Qual o significado de pendência de extemporaneidade de vínculo?

Se tal comunicação não for cumprida no prazo devido, o indicador "PEXT" (Pendência de Vínculo Extemporâneo Não Tratado) vai aparecer no CNIS, acusando justamente a extemporaneidade do vínculo empregatício, o qual não será incluído no cálculo do tempo de contribuição do segurado, além de outras consequências negativas.

O que é PEXT no meu INSS?

PEXT é a sigla que indica “pendência de vínculo extemporâneo não tratado”. Trocando em miúdos, extemporâneo significa “fora do prazo”, “inadequado no tempo” ou “cronologicamente impróprio”.

Como comprovar vínculo extemporâneo?

Qualquer documento com data na época do trabalho e assinatura do empregador que possa comprovar o trabalho prestado, inclusive recibos feitos à mão; Fotografias da época também podem comprovar vínculo empregatício que não consta no INSS; PPP ou LTCAT (Aposentadoria Especial); Recibo com carimbo da época.

Como fazer a pendência de vínculo extemporâneo?

  • Se a pendência de vínculo extemporâneo não tratado está aparecendo no seu CNIS, basta reunir provas de que você trabalhou na época para validar o período de contribuição da época. Em seguida, dirija-se a uma agência da Previdência Social (faça o agendamento antes) para regularizar essa pendência.

Qual a pendência que precisa ser resolvida?

  • Afinal, o documento apresenta um relato geral da sua situação previdenciária e, portanto, pode constar alguma pendência a ser resolvida junto ao INSS. O PEXT indica exatamente isso: há uma pendência que precisa ser resolvida.

Como usar o dado extemporâneo?

  • O dado extemporâneo só pode ser usado para fins de benefício se for comprovado, pelo segurado, com a apresentação de documentos. Para regularizar o dado extemporâneo é preciso que o segurado agende um atendimento para fins de acerto de vínculos e contribuições e apresente, no dia marcado, os documentos que comprovem o dado questionado.