:

Para que serve o cartão da gestante?

Índice:

  1. Para que serve o cartão da gestante?
  2. Como preencher o cartão da gestante?
  3. O que tem na caderneta da gestante?
  4. Quem preenche o cartão da gestante?
  5. Como é o cartão da gestante?
  6. Onde fazer a carteira de gestante?
  7. Como é o cartão da gestante?
  8. Quando deve ser entregue a todas as gestantes?
  9. Qual é o peso da gestante?
  10. Qual o gráfico para acompanhar o ganho de peso da gestante?

Para que serve o cartão da gestante?

A Caderneta da Gestante (CG) é o documento mais completo e de mais fácil acesso que se tem sobre a gestação. É um instrumento fundamental para o registro de todos os procedimentos e exames realizados, bem como para monitorar a evolução da gestação.

Como preencher o cartão da gestante?

O cartão da gestante tende á ser preenchido completamente, com as principais informações o curso da gravidez, anotando-se os riscos caso seja existente, se procede de um instrumento ativo que deve ser atualizado a cada consulta, servindo de elo de comunicação entre as consultas e os atendimentos posteriores, ...

O que tem na caderneta da gestante?

A caderneta apresenta os direitos da gestante antes e depois do parto, cartão de consultas, exames e vacinas com espaço para anotações, dicas para uma gravidez saudável, sinais de alerta, como tirar a certidão de nascimento e orientações sobre a gestação e o desenvolvimento do bebê.

Quem preenche o cartão da gestante?

É importantíssimo que o/a obstetra que acompanham a gestação, faça anotações legíveis e completas neste cartão, de forma que qualquer profissional que venha a atender a gestante em alguma intercorrência ou consulta de rotina, entendam como foi e como está sendo a evolução da gestação.

Como é o cartão da gestante?

A caderneta de gestação serve para o profissional de saúde anotar todos os seus dados após consultas, exames e vacinas. Será uma forma de acompanhar todos os processos durante a gravidez de modo mais humanizado.

Onde fazer a carteira de gestante?

Para solicitar um novo bilhete, a gestante deve comparecer a um Posto de Atendimento de Gratuidades, com os documentos originais e cópias (Documento de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, entre outros) e do Comprovante de Residência.

Como é o cartão da gestante?

  • O cartão da gestante tem como função registrar as principais informações da gestante e desenvolvimento da gestação. Por isso ele é extremamente importante em casos de urgência e emergência. É como se fosse um RG da gestação, onde terá todo seu histórico, com fácil leitura e acesso as informações!

Quando deve ser entregue a todas as gestantes?

  • Deve ser entregue a todas as gestantes, independente de ser rede pública, conveniada ou particular, logo na primeira consulta de pré natal (ou na triagem com a enfermagem, caso seja o modelo de atendimento da rede pública local).

Qual é o peso da gestante?

  • PESO = É anotado, em toda consulta, o peso da gestante. Esse peso deve corresponder a uma tabela, padrão em todo território brasileiro, onde se leva em conta a altura da gestante e o peso antes da gestação.

Qual o gráfico para acompanhar o ganho de peso da gestante?

  • A maioria das carteiras da gestante tem um gráfico onde o/a obstetra devem (ou deveriam) anotar o peso de acordo com a IG, para ter, visualmente, uma ideia do ganho de peso dessa gestante no decorrer da gravidez. O Gráfico para acompanhar o ganho de peso, da mesma forma, deve ser adequadamente preenchido.