:

O que é LCM na radiologia?

Índice:

  1. O que é LCM na radiologia?
  2. O que é RI em radiologia?
  3. O que significa CMC na radiologia?
  4. O que é DFR?
  5. Quais os principais tipos de projeção de RX de tórax e quais suas indicações?
  6. Qual é a incidência radiológica da mão que analisa corpos estranhos?
  7. Como saber se o RX e AP ou PA?
  8. Quais as incidências especiais de tórax?
  9. Qual a diferença do dr para o cr?
  10. Quais são as lesões de ligamento medial grau 1?
  11. Qual a gravidade da lesão do ligamento colateral medial?
  12. Qual o objetivo dos técnicos em radiologia?

O que é LCM na radiologia?

Na suspeita da ruptura do ligamento colateral medial (LCM), solicitamos as chamadas radiografias em “estresse em valgo”, nas quais se flexiona o joelho a 30 graus e força a abertura de dentro (medial) do joelho, sempre se comparando ao joelho oposto normal.

O que é RI em radiologia?

A Radiologia de Intervenção (RI) é uma subespecialidade da Radiologia que oferece tratamentos minimamente invasivos realizados sob a orientação de imagem médica, designadamente, ecografia, fluoroscopia (RX), tomografia computorizada (TC) e ressonância magnética (RM).

O que significa CMC na radiologia?

Ambos os contrastes, sulfato de bário e carboximetilcelulose (CMC), meios de contraste positivo e negativo, respectivamente, são injetados por meio de uma bomba peristáltica (Oliveira et al., 1997), ou simplesmente por gravidade (Antes e Lissner, 1983).

O que é DFR?

Não, não é nossa “Dane Fred Rubble”, a sigla DFR significa que é um design do próprio Dane freaking Reynolds. E ainda é o modelo surfado por primeira vez em 2012 numa etapa do Circuito Mundial. A DFR é uma prancha pequena ultra moderna que permite surfe de linha com a borda enquanto segura o drive.

Quais os principais tipos de projeção de RX de tórax e quais suas indicações?

O raio X torácico pode ser feito em projeção Póstero-Anterior (PA), em projeção Antero-Posterior (AP) e perfil. A projeção Póstero-Anterior (PA) é adquirida quando os raios X entram pelas costas do paciente, e saem pela frente (região anterior).

Qual é a incidência radiológica da mão que analisa corpos estranhos?

Incidências no RX da mão As duas incidências mais utilizadas na avaliação da mão são a incidência postero-anterior (PA) e a obliqua.

Como saber se o RX e AP ou PA?

Incidências radiológicas O raio X torácico pode ser feito em projeção Póstero-Anterior (PA), em projeção Antero-Posterior (AP) e perfil. A projeção Póstero-Anterior (PA) é adquirida quando os raios X entram pelas costas do paciente, e saem pela frente (região anterior).

Quais as incidências especiais de tórax?

Para além destas duas mais usadas, apesar de menos frequentes, poderemos usar outras incidências especiais (PA em decúbito dorsal, decúbito lateral, lordótica, oblíqua anterior e oblíqua posterior).

Qual a diferença do dr para o cr?

A radiologia digital CR precisa emitir um volume consideravelmente maior de raios X para que se obtenha um exame de imagem de boa qualidade, ao passo que a radiologia digital DR traz melhores opções de edição da imagem, o que demanda um volume menor de raios.

Quais são as lesões de ligamento medial grau 1?

  • Nas lesões de ligamento colateral medial grau 1, temos apenas um estiramento, que na maioria das vezes, é causado por entorse. Neste caso, a lesão é incompleta e não afeta a parte estrutural do ligamento. A recuperação é rápida (entre 2 e 4 semanas) e não afeta a parte estrutural do ligamento. Felizmente, é a mais comum delas.

Qual a gravidade da lesão do ligamento colateral medial?

  • Na lesão do ligamento colateral medial (LCM), o ligamento cruzado anterior (LCA) é lesado em aproximadamente 20% das lesões grau 1 e em até 78% das lesões grau 3. O menisco medial é lesado 5-25% do tempo; a incidência aumenta com a gravidade da lesão do ligamento colateral medial.

Qual o objetivo dos técnicos em radiologia?

  • O objetivo dos Técnicos em Radiologia não deve ser apenas fazer uma radiografia passável ou diagnóstica na qual estejam evidentes apenas alterações patológicas, mas produzir uma imagem ótima que possa ser avaliada por um padrão previamente definido por um conceito próprio.