:

O que é neoplasia intraepitelial de alto grau próstata?

Índice:

  1. O que é neoplasia intraepitelial de alto grau próstata?
  2. O que é neoplasia intraepitelial prostática NIP ou PIN?
  3. O que significa PIN de alto grau?
  4. O que é neoplasia próstata?
  5. O que é neoplasia prostática clinicamente significante?
  6. Qual a morfologia dos adenocarcinomas prostáticos?

O que é neoplasia intraepitelial de alto grau próstata?

A neoplasia intra-epitelial prostática (PIN) é uma lesão não-invasiva da próstata que apresenta anormalidades genéticas, perda de controle das funções celulares e características fenotípicas do câncer invasivo.

O que é neoplasia intraepitelial prostática NIP ou PIN?

Comentário: A NIP (ou do Inglês PIN, prostatic intraepithelial neoplasia) é considerada lesão pré-neoplásica. O diagnóstico baseia-se no encontro de células secretoras atípicas caracterizadas por núcleos volumosos e nucléolos evidentes. Não há, entretanto, desarranjo arquitetural e as células basais estão presentes.

O que significa PIN de alto grau?

O que significa se o laudo também menciona neoplasia intraepitelial prostática de alto grau ou PIN de alto grau? Neoplasia intraepitelial prostática de alto grau ou PIN de alto grau é um pré-câncer de próstata. Não é importante em alguém que já tem câncer.

O que é neoplasia próstata?

Neoplasia intraepitelial prostática. Existem alterações na forma como as células da próstata são vistas sob o microscópio, mas as células anormais não parecem ter se desenvolvido em outras partes da próstata, como aconteceria com as células cancerígenas.

O que é neoplasia prostática clinicamente significante?

Neoplasia prostática clinicamente significante foi definida na histologia como escore de Gleason ≥ 7 (incluindo 3+4 com proeminente, mas não predominante, componente Gleason 4) e/ou volume ≥ 0.5 mL e/ou extensão extraprostática.

Qual a morfologia dos adenocarcinomas prostáticos?

A maioria dos adenocarcinomas prostáticos é de origem acinar e exibe glândulas de tamanho pequeno a médio, que não possuem organização e infiltram o estroma.