:

O que diz a Declaração de Salamanca de 1994?

Índice:

  1. O que diz a Declaração de Salamanca de 1994?
  2. O que preconiza a Declaração de Salamanca?
  3. Qual é o direito da criança deficiente segundo a Declaração de Salamanca 1994 )?
  4. O que diz a Declaração de Salamanca sobre a educação especial?
  5. O que é a Salamanca?
  6. Quais as pessoas que devem ter um atendimento especializado de acordo com a Declaração de Salamanca?
  7. Qual a visão que a educação especial assume a partir da Declaração de Salamanca?
  8. Qual a importância da Declaração de Salamanca para a educação inclusiva?
  9. Quais são os princípios da educação especial?
  10. O que a Declaração de Salamanca menciona sobre os seguintes aspectos que seriam a base da escola inclusiva?

O que diz a Declaração de Salamanca de 1994?

A Declaração de Salamanca (Salamanca - 1994) é uma resolução das Nações Unidas que trata dos princípios, política e prática em educação especial. Adotada em Assembleia Geral, apresenta os Procedimentos-Padrões das Nações Unidas para a Equalização de Oportunidades para Pessoas com Deficiência.

O que preconiza a Declaração de Salamanca?

A Declaração de Salamanca (1994) preconiza que a escola inclusiva tem como princípio fundamental que todas as crianças devem aprender juntas. De acordo com a Declaração de Salamanca: ... Todas as crianças, independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais e ou.

Qual é o direito da criança deficiente segundo a Declaração de Salamanca 1994 )?

– O direito da criança deficiente, segundo a Declaração de Salamanca (1994), significa que toda criança com deficiência tem o direito de manifestar seus desejos quanto a sua educação, na medida de sua capacidade de entendimento.

O que diz a Declaração de Salamanca sobre a educação especial?

Toda criança que possui dificuldade de aprendizagem pode ser considerada com necessidades educativas especiais; A escola deve adaptar–se às especificidades dos alunos, e não os alunos as especificidades da escola; O ensino deve ser diversificado e realizado num espaço comum a todas as crianças.

O que é a Salamanca?

A primeira definição de salamanca no dicionário da verdadeira academia da língua espanhola é uma caverna natural que se encontra em algumas colinas. Outro significado de salamanca no dicionário é na tradição popular, iguanido com poderes maléficos.

Quais as pessoas que devem ter um atendimento especializado de acordo com a Declaração de Salamanca?

Devem acolher crianças com deficiência e crianças bem dotadas; crianças que vivem nas ruas e que trabalham; crianças de populações distantes ou nômades; crianças de minorias linguísticas, étnicas ou culturais e crianças de outros grupos ou zonas desfavorecidas ou marginalizadas (DECLARAÇÃO DE SALAMANCA p.

Qual a visão que a educação especial assume a partir da Declaração de Salamanca?

A Declaração de Salamanca (1994) traz a educação inclusiva como a possibilidade de “reforçar” a ideia de “educação para todos”, como se, até então, alunos com deficiência e/ou com outras necessidades educacionais especiais não frequentassem a escola.

Qual a importância da Declaração de Salamanca para a educação inclusiva?

O documento reforça o direito à uma educação de qualidade e que considere as características e os interesses únicos de cada educando, evitando-se assim, discriminações e a exclusão escolar. Nesse sentido, propõe que as escolas se organizem e se capacitem para atender a todos.

Quais são os princípios da educação especial?

De acordo com BRASIL/SEESP-MEC (1994), além de seguir os princípios democráticos de igualdade, liberdade e respeito à dignidade, a educação especial é regida por princípios norteadores, dentre eles os mais citados são: princípios da normalização, integração e individualização.

O que a Declaração de Salamanca menciona sobre os seguintes aspectos que seriam a base da escola inclusiva?

Uma das implicações educacionais orientadas a partir da Declaração de Salamanca refere-se à inclusão na educação. Segundo o documento, “o princípio fundamental da escola inclusiva é o de que todas as crianças deveriam aprender juntas, independentemente de quaisquer dificuldades ou diferenças que possam ter.