O que significa Nfc-e em contingência?
Índice:
- O que significa Nfc-e em contingência?
- Como consultar nota fiscal emitida em contingência?
- Porque a nota fica em contingência?
- Tem como consultar uma Nota Fiscal pelo CPF?
- Como consultar Nota Fiscal emitida no meu CPF?
- Quando deve ser utilizada a NFC-e em contingência?
- Quando é emitida a NF-e em contingência?
- Qual a alternativa de emissão de NF-e para a Sefaz Virtual de contingência?
- Quando é necessária a emissão off-line da NFC-e?
O que significa Nfc-e em contingência?
A Contingência offline da NFCe é o processo a ser utilizado durante a emissão de uma Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica, quando houver falta de comunicação da empresa com a SEFAZ. Nesses casos as NFCe's são geradas e os DANFEs NFC-e são impressos sem a autorização prévia da mesma.
Como consultar nota fiscal emitida em contingência?
O status de uma NF-e (autorizada, cancelada, etc.) sempre poderá ser consultado no site da Sefaz autorizadora (Sefaz da unidade federada do emitente ou Sefaz-Virtual) ou no Portal Nacional da NF-e (www.nfe.fazenda.gov.br).
Porque a nota fica em contingência?
Caso a emissão esteja lenta ou de difícil acesso ou sem nenhuma transmissão, o aconselhável é emitir o documento em modo de contingência para que não haja problemas e insatisfações por parte dos seus clientes, por ter que esperar muito tempo para o recebimento do documento.
Tem como consultar uma Nota Fiscal pelo CPF?
A Secretaria de Estado da Fazenda disponibilizou a partir desta semana a consulta da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica – NFC-e por meio do número do CPF do consumidor, ou pelo certificado digital, documento utilizado por profissionais liberais e servidores públicos, entre outros.
Como consultar Nota Fiscal emitida no meu CPF?
NF-Eletrônica. Através do item de menu Consulta é possível listar e visualizar, de maneira prática e rápida, as notas fiscais eletrônicas emitidas e as recebidas (emitidas para o seu cnpj/cpf pelos seus prestadores de serviço do mesmo município que também utilizam o sistema).
Quando deve ser utilizada a NFC-e em contingência?
- A NFC-e em contingência deve ser utilizada quando há problemas técnicos na autorização do documento em tempo real, que pode ser até mesmo a demora na comunicação com a Sefaz. Por exemplo, o consumidor não pode ficar na fila do supermercado esperando 1 minuto para que a NFC-e seja emitida.
Quando é emitida a NF-e em contingência?
- Outros pontos importantes: quando é emitida a NF-e em contingência não é possível efetuar o Cancelamento e nem a Carta de Correção.
Qual a alternativa de emissão de NF-e para a Sefaz Virtual de contingência?
- A SEFAZ Virtual de Contingência é a alternativa de emissão de NF-e com a transmissão da nota para uma das Sefaz Virtuais de Contingência. Nesta modalidade de emissão, o DANFE pode ser impresso em papel comum e não existe necessidade de transmissão da NF-e para a SEFAZ de origem quando cessarem os problemas técnicos que impediam a transmissão.
Quando é necessária a emissão off-line da NFC-e?
- Como dito anteriormente, a emissão em contingência off-line da NFC-e só se torna necessária quando você não consegue estabelecer conexão entre o equipamento de venda e a SEFAZ. Ao identificar a impossibilidade de conexão com a SEFAZ, o contribuinte poderá optar pela emissão off-line da NFC-e.