O que causa nódulo não calcificado no pulmão?
Índice:
- O que causa nódulo não calcificado no pulmão?
- Quando um nódulo no pulmão é considerado grande?
- Quando um nódulo no pulmão é preocupante?
- Qual o sintoma de nódulo no pulmão?
- Como identificar o nódulo no pulmão?
- Qual a causa dos nódulos malignos do pulmão?
- Qual a origem desses nódulos?
- Quando pode ser realizado o acompanhamento do nódulo?
O que causa nódulo não calcificado no pulmão?
Normalmente é resultado de cicatrizes no pulmão ocasionadas por algum tipo de infecção anterior, como tuberculose ou pneumonia, por exemplo.
Quando um nódulo no pulmão é considerado grande?
Quando a lesão tem mais de três cm é chamada de massa; na presença de massa a chance de câncer é alta. O encontro de nódulos pulmonares em radiografias de rotina e tomografias feitas por diversas razões é comum.
Quando um nódulo no pulmão é preocupante?
Em pessoas que fumam ou fumaram por muito tempo, o achado de um nódulo pulmonar é mais preocupante, pois pode representar um câncer no pulmão. Em 90% das vezes que diagnosticamos o câncer de pulmão, a pessoa é ou foi fumante.
Qual o sintoma de nódulo no pulmão?
No geral, eles são diagnosticados em um exame de raio-X ou em uma tomografia de rotina — ou, ainda, na busca por outro problema. No entanto, quando sintomáticos, os nódulos provocam dores no peito, dificuldade para respirar, sensação de falta de ar e um grande cansaço.
Como identificar o nódulo no pulmão?
- O nódulo no pulmão pode ser identificado em um simples exame de rotina, por isso é importante estar com seu checkup em dia. Um raio X de tórax ou uma tomografia computadorizada basta para isso. Durante o exame pode ser identificado alguns caroços diferentes, eles podem ser:
Qual a causa dos nódulos malignos do pulmão?
- Os nódulos benignos geralmente são causados por cicatrizes resultantes de pneumonias e outras doenças do pulmão, como bronquite. Já os malignos podem ser provocados pelo tabagismo ou pelo contato persistente com a fumaça do cigarro (fumantes passivos), entre outras causas comuns ao câncer de pulmão.
Qual a origem desses nódulos?
- Esses nódulos podem ter diversas origens, mas geralmente são provenientes de infecções pulmonares ou cicatrizes de infecções anteriores, como tuberculose. Eles não estão relacionados a fatores genéticos e não apresentam sintomas.
Quando pode ser realizado o acompanhamento do nódulo?
- O acompanhamento pode ser realizado a cada seis meses ou anualmente, por meio de novos exames de imagens. Se depois de dois ou três anos o nódulo permanecer estável, não são necessários novos exames. Em situações raras o médico pode solicitar uma biópsia, quando se retira um pequeno pedaço de tecido do nódulo para exame.