:

Qual o tratamento para Nodulo de Schmorl?

Índice:

  1. Qual o tratamento para Nodulo de Schmorl?
  2. O que significa nódulo Schmorl?
  3. O que é Nodulo de Schmorl no platô?
  4. O que é herniação Intrassomática de Schmorl?
  5. O que que é nódulo?
  6. O que é platô vertebral?
  7. O que é uma herniação?
  8. Como pode ser observado o nódulo de Schmorl?
  9. Qual a causa dos nódulos?
  10. Qual o melhor exame para ver Este nódulo?

Qual o tratamento para Nodulo de Schmorl?

O tratamento pode ser feito com analgésicos para alívio da dor, uso de anti-inflamatórios e fisioterapia. Quando existem outras alterações importantes na coluna, o ortopedista pode indicar a necessidade e fazer uma cirurgia para fundir duas vértebras da coluna, por exemplo.

O que significa nódulo Schmorl?

Nódulo de Schmorl é uma alteração visualizada em exames de imagem da coluna vertebral que indica a herniação do disco intervertebral para dentro do corpo vertebral.

O que é Nodulo de Schmorl no platô?

Nódulo de Schmorl é uma herniação do disco intervertebral através do platô vertebral das vértebras adjacentes. É uma causa comum de dor lombar e o tratamento conservador resolve a maioria dos casos.

O que é herniação Intrassomática de Schmorl?

Também denominada hérnia intrassomática de Schmörl, essa condição caracteriza-se por um processo de herniação do disco intervertebral para o interior da vértebra. Vale lembrar, que na situação de uma hérnia de disco, o que acontece é uma alteração na área externa à vértebra.

O que que é nódulo?

Nódulos são lesões sólidas maiores que 1 centímetro de diâmetro. Sente-se um nódulo pela palpação, podendo se desenvolver na pele ou tecido conjuntivo, em diferentes órgãos no corpo. Por exemplo nódulos na tireoide ou nódulos na mama.

O que é platô vertebral?

O disco toca o tecido ósseo de cada vértebra, situadas acima e abaixo, em uma região chamada de platô vertebral, área ocupada por fina cartilagem hialina que reveste o osso propriamente dito.

O que é uma herniação?

Hérnia é um termo médico utilizado para descrever quando um órgão interno se desloca e acaba ficando saliente por baixo da pele, devido a uma fragilidade, o que pode acontecer em qualquer parte do corpo, como umbigo, abdômen, coxa, virilha ou coluna, por exemplo.

Como pode ser observado o nódulo de Schmorl?

  • O Nódulo de Schmorl pode ser observado através de uma tomografia ou de uma ressonância magnética com área de realce em contraste ou mesmo inflação. No entanto, na maioria das vezes, o Nódulo de Schmorl ou hérnia intrassomática é um achado dos exames para a coluna vertebral, e, a depender do tamanho, não apresenta sintomas clínicos.

Qual a causa dos nódulos?

  • O tratamento depende da causa da dor que pode estar associada aos nodulos mas pode ser necessário o uso de medicações e Fisioterapia, recomenda-se uma avaliação com médico especialista. É conhecido como nódulo mas não é nódulo. É apenas uma parte do disco que entra para dentro da vértebra. Boa parte destes "nódulos" não causa sintomas.

Qual o melhor exame para ver Este nódulo?

  • O melhor exame para ver este nódulo é a ressonância magnética que permite ver também se há inchaço ao seu redor, o que indica um nódulo recente e inflamado. Quando o nódulo já se formou há muito tempo e acontece uma calcificação ao seu redor, é possível que ele seja observado num raio-x, nesse caso ele normalmente não causa dor.