:

O que é a filosofia para Nietzsche?

Índice:

  1. O que é a filosofia para Nietzsche?
  2. O que é a vida para Nietzsche?
  3. Quais os principais conceitos de Nietzsche?
  4. O que Nietzsche acreditava?
  5. O que é o amor para Nietzsche?
  6. O que representa esses dois deuses na filosofia de Nietzsche?
  7. Como Nietzsche enxergava a existência?
  8. Quais os principais pontos da ética de Nietzsche?
  9. Quem foram os influenciadores de Nietzsche?

O que é a filosofia para Nietzsche?

Nietzsche defendia a inexistência em vários sentidos: de Deus, da alma e do sentido da vida. Para ele, o ser humano deveria abandonar as muletas metafísicas, a chamada morte dos ídolos. O filósofo se opunha aos dogmas da sociedade, principalmente ao defender que a verdade era uma ilusão.

O que é a vida para Nietzsche?

"A vida é antes de tudo uma capacidade de acumular forças", explica Rosa Dias. "Ela é essencialmente o esforço por mais potência, e para isso precisamos ser instruídos." Portanto, para Nietzsche, a Educação deveria se especializar em formar personalidades fortes, não homens teóricos ou pessoas ilustradas.

Quais os principais conceitos de Nietzsche?

Para Nietzsche, os principais temas abordados por todos os filósofos até o século XIX, como Deus, Ser, Razão, Sentido, Verdade, Ciência, Produção, Beleza, Ordem, Justiça, Estado, Revolução, Família, Demonstração, Lógica, seriam construções, valores morais ocidentais, que domesticavam o homem e anulavam sua criatividade ...

O que Nietzsche acreditava?

O alemão defendia que cada um deveria estar consciente de seu próprio corpo e do mundo real em que vive. Ele disse para seus leitores para não viverem em um sonho ou tomarem decisões pautadas em pensamentos irreais. Ele acreditava que a ideia de céu era fruto de uma incapacidade de lidar com a vida no mundo.

O que é o amor para Nietzsche?

“O amor é o estado no qual os homens têm mais probabilidades de ver as coisas tal como elas não são.” “Os que mais amaram ao homem lhe fizeram sempre o máximo dano. Exigiram dele o impossível, como todos os amantes.” “Acabamos por amar nosso próprio desejo, em lugar do objeto desejado.”

O que representa esses dois deuses na filosofia de Nietzsche?

Apolo é o deus da razão e o racional, enquanto que Dionísio é o deus da loucura e do caos. Os gregos não consideravam os dois deuses como opostos ou rivais, embora, muitas vezes, as duas divindades foram entrelaçadas por natureza.

Como Nietzsche enxergava a existência?

Nietzsche também se apossa do conceito de niilismo e dá a ele outro significado, entendendo-o como algo prejudicial para o ser humano, embora presente em todas as pessoas, por ser uma negação da vida material e biológica em detrimento de uma vida extraterrena, que, para Nietzsche, não existia.

Quais os principais pontos da ética de Nietzsche?

Uma das principais características da ética nietzschiana foi a crítica à moral judaico-cristã de sua época, uma moral de “fracos e escravos” focada no altruísmo e na compaixão, que impediria o homem de viver plenamente a vida e de se tornar um ubermensch, o homem além do homem, que cria seus próprios valores e se vê ...

Quem foram os influenciadores de Nietzsche?

Nietzsche estava sob forte influência da filosofia de Schopenhauer e da música de Wagner. Devido ao seu trabalho com a filologia grega, o filósofo ficou imerso no estudo das tragédias gregas, sua elaboração e sua constituição.