:

O que é Monte Mor sucessões?

Índice:

  1. O que é Monte Mor sucessões?
  2. Quais as custas de um inventário?
  3. O que significa valor da causa no inventário?
  4. O que é valor real do Monte Mor?
  5. Que é Montemor?
  6. Qual é o valor cobrado pelo advogado em inventário?

O que é Monte Mor sucessões?

Monte mor – O nome é esquisito, mas o conceito é simples: O monte mor é o monte repartível, ou seja é o valor total dos bens a partilhar composto pelos direitos, obrigações e bens deixados por uma pessoa falecida. Herança jacente – O que é herança acho que todos já sabem, é o conjunto de bens deixado por alguém.

Quais as custas de um inventário?

O inventário pode custar entre 9% (caso os honorários advocatícios sejam de 2%) a até 22% com os honorários de 15%. Façamos as contas com 12% (um número conservador) em um patrimônio de 2 milhões: são 240 mil reais a serem pagos em moeda corrente em curto prazo!

O que significa valor da causa no inventário?

O valor da causa deve corresponder à expressão econômica do pedido conforme dispõe o artigo 259 do Código de Processo Civil. Assim, no processo de inventário, o pedido não se refere apenas à separação da meação do cônjuge, mas envolve a totalidade dos bens.

O que é valor real do Monte Mor?

O monte-mor do inventário é a soma de todos os bens existentes quando o inventário foi aberto. Trata-se de um valor calculado antes do pagamento de eventuais dívidas e despesas relacionadas ao inventário.

Que é Montemor?

O monte-mor é a soma de todos os bens existentes à época da abertura da sucessão. Abatidas todas as dívidas do espólio e deduzidas as despesas do funeral, apura-se o monte partível.

Qual é o valor cobrado pelo advogado em inventário?

O valor dos honorários de um advogado pode girar ao redor de 2 a 10% do total de bens do inventário. Por isso, é importante ter em mente que quanto menos profissionais jurídicos envolvidos, melhor para os herdeiros.