O que é um Miometrial?
Índice:
- O que é um Miometrial?
- Quais os sintomas de Nodulos no útero?
- Quais os riscos da adenomiose?
- O que é retração miometrial?
- O que acontece se o mioma estourar?
- Quais são as características da ultrassonografia miometrial?
- Quando é feita a miomectomia?
- Quais são os tipos de miomas?
- Como fazer o diagnóstico de Mioma?
O que é um Miometrial?
O mioma uterino (fibróide, leiomioma ou fibromioma) é uma doença benigna do útero que consiste no crescimento exagerado das células do miométrio (parede do útero). O crescimento destas células ocorre de forma delimitada dando o aspeto de nódulo aos miomas, sendo frequentemente descritos como nódulos miomatosos.
Quais os sintomas de Nodulos no útero?
Quando há sintomas, os mais frequentes são:
- Dor;
- Aumento do volume do abdômen;
- Presença de uma massa palpável na região abdominal;
- Constipação.
Quais os riscos da adenomiose?
A adenomiose, assim como a endometriose, pode levar à infertilidade, portanto seu tratamento é importante. A doença também pode prejudicar a gravidez e até mesmo causar uma gravidez ectópica, que se desenvolve fora do útero. Os riscos da gravidez ectópica são altos, inclusive podendo resultar em óbito materno.
O que é retração miometrial?
A cada contração, durante o trabalho de parto, a célula miometrial apresenta retração, ou seja, após cessado o estímulo, a célula não retorna ao seu comprimento original.
O que acontece se o mioma estourar?
No tipo que se expande para fora do útero, há o risco de comprimir órgãos vizinhos, gerando dor e alterações. Exemplos: ele pode apertar o reto e o intestino ficar preso ou provocar desconforto no sexo se estiver comprimindo os genitais.
Quais são as características da ultrassonografia miometrial?
- Os autores propõem um conjunto detalhado de termos e medidas para serem usados em pesquisa clínica e um conjunto mais sucinto de informações para uso na prática clínica. Abaixo estão listadas as principais características ultrassonográficas miometriais propostas para descrição.
Quando é feita a miomectomia?
- A miomectomia (retirada do mioma) por via vaginal ou laparoscopia são indicadas somente quando o mioma provoca sintomas importantes, como dor e sangramentos persistentes. Quando a cirurgia é feita por via vaginal ou laparoscópica, em geral a recuperação é rápida.
Quais são os tipos de miomas?
- De acordo com a região do útero acometida, existem 4 tipos diferentes de miomas: subserosos, intramurais, submucosos e pendulados. Seu tamanho pode variar bastante e alguns provocam aumento grande do abdômen. Não há uma única causa para o aparecimento de um mioma.
Como fazer o diagnóstico de Mioma?
- O diagnóstico pode ser feito levantando o histórico da paciente e pelo toque vaginal. Exames de imagem, como ultrassom e ressonância magnética, também são importantes para o diagnóstico. Os casos de mioma que não apresentam sintomas importantes não exigem tratamento imediato, mas devem ser acompanhados regularmente.