Quando usar a metonímia?
Índice:
- Quando usar a metonímia?
- Quais os tipos de metonímia?
- Qual o efeito causado pelo uso da Metonimia?
- Qual a origem da palavra metonímia?
- Qual o significado da palavra metanoia?
- Qual a relação entre a metáfora e a metonímia?
Quando usar a metonímia?
Metonímia é figura de linguagem do grupo das figuras de palavras ou tropos, quando há o emprego do sentido figurado da palavra. Acontece metonímia quando há substituição lógica de uma palavra por outra semelhante, mas mantendo uma relação de proximidade entre o sentido de um termo e o sentido do termo que o substitui.
Quais os tipos de metonímia?
Tipos de metonímia
- O efeito pela causa (ou a causa pelo efeito) ...
- A parte pelo todo (ou o todo pela parte) ...
- O autor pela obra. ...
- O concreto pelo abstrato (ou o abstrato pelo concreto) ...
- A marca pelo produto. ...
- O singular pelo plural. ...
- O continente pelo conteúdo. ...
- A classe pelo indivíduo (ou o indivíduo pela classe)
Qual o efeito causado pelo uso da Metonimia?
Metonímia é a figura de linguagem utilizada para substituir um termo por outro, “emprestando” o seu sentido. Por isso, a substituição normalmente é feita entre termos que compartilham características e que estejam relacionados de alguma forma, de modo que o sentido entre eles fique claro.
Qual a origem da palavra metonímia?
- A palavra “metonímia” tem origem no grego e significa “além do nome”, ou seja, um nome cujo significado vai além. A substituição não é meramente de uma palavra por outra, pois também pode ser uma substituição de expressões com mais de uma palavra. Esse prato está gostoso demais!
Qual o significado da palavra metanoia?
- Metanoia é um substantivo feminino. A palavra vem do Grego metanoia, que significa “mudança de ponto de vista, arrependimento”.
Qual a relação entre a metáfora e a metonímia?
- Metáfora e metonímia. Metáfora e metonímia são figuras semelhantes por estabelecerem relação entre dois termos. Porém, como vimos, a metonímia está ligada à substituição de termos com os quais tenha relação direta por meio de implicações, ou seja, de pressuposição, consequência.