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Como os autores Peter Berger e Thomas Luckmann discutem a a realidade a partir das relações sociais?

Índice:

  1. Como os autores Peter Berger e Thomas Luckmann discutem a a realidade a partir das relações sociais?
  2. Como a realidade é construída?
  3. O que o sociólogo Peter Bergé fala sobre a nossa identidade?
  4. O que são esquemas Tipificadores Berger e Luckmann 1985?
  5. Qual o motivo que levou Berger e Luckmann entenderem que a organização humana é instintiva comparada a outros mamíferos?

Como os autores Peter Berger e Thomas Luckmann discutem a a realidade a partir das relações sociais?

Para esses dois sociólogos austro-americanos, a sociedade resulta da construção social da realidade. Em miúdos, o modo cotidiano pelo qual o indivíduo define a sociedade e percebe as ações humanas e se interage com as pessoas constrói o mundo social.

Como a realidade é construída?

Portanto a realidade é construída pelo sujeito cognoscente; ela não é dada pronta para ser descoberta. A verdade (subjetiva) pode, às vezes, estar próxima da realidade, mas depende das situações, contextos, das premissas de pensamento, tendo de criar dúvidas reflexivas.

O que o sociólogo Peter Bergé fala sobre a nossa identidade?

Seguindo a antropologia filosófica de Arnold Gehlen, Berger argumenta que os humanos têm que construir seu próprio mundo como um mundo que faça sentido. [8] Para estabilizar seu ambiente, precisam criar instituições como sistemas de ação e de orientação para o mundo.

O que são esquemas Tipificadores Berger e Luckmann 1985?

Uma das formas possíveis de se entender este mecanismo é a partir do conceito de "esquemas tipificadores" (BERGER e LUCKMANN, 1985). Estes constituem um conhecimento socialmente compartilhado do qual lançamos mão para apreender o outro nas interações sociais.

Qual o motivo que levou Berger e Luckmann entenderem que a organização humana é instintiva comparada a outros mamíferos?

“O homem ocupa uma posição peculiar no reino animal. ... A organização instintiva do homem pode ser descrita como subdesenvolvida, comparada com a de outros mamíferos superiores. O homem, está claro, tem impulsos, mas estes são consideravelmente desprovidos de especialização e direção”. (BERGER, Peter; LUCKMANN, Thomas.