:

O que é o Instituto de mediação?

Índice:

  1. O que é o Instituto de mediação?
  2. Como montar um escritório de mediação?
  3. O que significa Instituto de Arbitragem e mediação?
  4. Qual é função das reuniões separadas em uma mediação?
  5. Quais são as características da mediação?
  6. Quais são os princípios que regem a mediação?
  7. Como é a mediação?
  8. Quem é o Instituto de Mediação Familiar?
  9. Qual a imparcialidade do processo de mediação?
  10. Quem é o Instituto de mediação e arbitragem?

O que é o Instituto de mediação?

O instituto da mediação trata-se de um mecanismo de extrema relevância no Direito, cujo principal objetivo é gerir a qualidade da comunicação entre os intervenientes do conflito com o fito de privilegiar a solução dos problemas que os opõe, de forma que os próprios litigantes construam de forma pacífica a solução mais ...

Como montar um escritório de mediação?

Os passos básicos para montar uma câmara arbitral O primeiro é a constituição de uma empresa (ou seja, adquirir o seu CNPJ). O passo seguinte é formular um regulamento para a arbitragem e outro regulamento para a mediação.

O que significa Instituto de Arbitragem e mediação?

O IMA – Instituto de Mediação e Arbitragem – é uma Instituição habilitada pelo TJSP (Tribunal de Justiça de São Paulo) composta por profissionais altamente capacitados, renomados e com vasta experiência nos “Métodos Adequados em Resolução de Conflitos”.

Qual é função das reuniões separadas em uma mediação?

Busca-se apresentar os métodos para a utilização da mediação, que reúnem recursos e técnicas para facilitar diálogos, onde um terceiro agente, o mediador, atua imparcialmente na coordenação de reuniões conjuntas ou separadas com as partes, cujo procedimento visa gerar um diálogo cooperativo a fim de garantir o ...

Quais são as características da mediação?

A mediação possui algumas características e princípios peculiares, entre os quais se destacam: Voluntariedade / Liberdade das partes. Confidencialidade / Privacidade. Participação de terceiro imparcial.

Quais são os princípios que regem a mediação?

A conciliação e a mediação são informadas pelos princípios da independência, da imparcialidade, da autonomia da vontade, da confidencialidade, da oralidade, da informalidade e da decisão informada.

Como é a mediação?

  • A mediação não procura simplesmente obter um acordo, mas incitar o diálogo entre as partes, a fim de aproximá-las, para que elas alcancem a solução do conflito de modo satisfatório para ambas. Assim, “o acordo passa a ser a consequência lógica, resultante de um bom trabalho de cooperação realizado ao longo de todo o procedimento, ...

Quem é o Instituto de Mediação Familiar?

  • Fora do instituto, promovendo a integração de temáticas de mediação familiar nos currículos universitários e pós-universitários das áreas afins, e estabelecer relações com organizações congéneres estrangeiras. O Instituto de Medição Familiar é uma IPSS que, entre outros, tem como objectivo a formação em Mediação Familiar.

Qual a imparcialidade do processo de mediação?

  • [11] Nesse sentido, o mediador não deve ter nenhum interesse próprio em relação ao objeto do conflito, não pode aconselhar, defender ou representar nenhum dos mediados, sob pena de violação desse princípio. E, caso a imparcialidade seja comprometida, o processo de mediação restará inválido.

Quem é o Instituto de mediação e arbitragem?

  • O Instituto de Mediação e Arbitragem de Portugal (IMAP) é uma associação privada, sem fins lucrativos, criada em 17 de Outubro de 2005 com o objectivo de promover a pesquisa, a divulgação, a capacitação e o desenvolvimento técnico e científico dos métodos de resolução de conflitos. Somos um grupo de profissionais, colegas, amigos.