:

Quanto tempo demora uma diligência no INSS?

Índice:

  1. Quanto tempo demora uma diligência no INSS?
  2. O que significa GCD no INSS?
  3. O que é gabinete de crise de diligência?
  4. Quanto Tempo Demora o INSS para cumprir a diligência?
  5. Qual o prazo para cumprir a diligência preliminar?
  6. Quando é marcada a sessão de julgamento do INSS?
  7. Quando foi baixado o recurso do INSS?

Quanto tempo demora uma diligência no INSS?

30 dias Não obstante isso, a Junta de Recursos entendeu necessária a conversão em diligência, a qual deveria ter sido cumprida pelo INSS no prazo de 30 dias (Evento 1, EXTR7, Página 1).

O que significa GCD no INSS?

O Conselho de Recursos da Previdência Social – CRPS encaminha o Comunicado nº para os segurados, onde trata sobre criação e execução do Gabinete de Crises de Diligências (GCD) do CRPS, criado com o objetivo de promover instrução em todos os processos recursais oriundos do INSS.

O que é gabinete de crise de diligência?

O CRPS é o Órgão Colegiado Administrativo revisor das decisões do INSS, não pertence ao INSS.

Quanto Tempo Demora o INSS para cumprir a diligência?

  • Fabiana, depois que o INSS cumpre a diligência o processo retorna ao órgão julgador e será marcada uma sessão de julgamento. Como dissemos, o INSS tem o prazo legal de 30 dias para cumprir a diligência mas, na prática, na maioria das vezes acaba demorando bem mais, devido ao limitado número de pessoal.

Qual o prazo para cumprir a diligência preliminar?

  • Depois do relatório, o relator elabora o seu voto com a devida fundamentação. Então, é marcada uma sessão de julgamento, onde o relator irá expor o caso a outros dois conselheiros, que podem concordar ou não com o voto do relator. Na teoria, o INSS tem 30 dias para cumprir a diligência preliminar.

Quando é marcada a sessão de julgamento do INSS?

  • Então, é marcada uma sessão de julgamento, onde o relator irá expor o caso a outros dois conselheiros, que podem concordar ou não com o voto do relator. Na teoria, o INSS tem 30 dias para cumprir a diligência preliminar. Porém, devido ao número limitado de funcionários geralmente não consegue cumprir esse prazo.

Quando foi baixado o recurso do INSS?

  • No seu caso, o recurso foi baixado em diligência, exigindo ação por parte do INSS. Embora o prazo, de fato, seja 30 dias, conforme o regimento do Conselho de Recursos, em geral o INSS não consegue cumprir esse prazo, tem em vista o grande volume de processos comparado ao número de funcionários.