:

O que acontece com os níveis de glicocorticoides?

Índice:

  1. O que acontece com os níveis de glicocorticoides?
  2. Qual o receptor do cortisol?
  3. Quais os efeitos adversos dos glicocorticoides?
  4. O que é o efeito Mineralocorticóide?
  5. Como age os glicocorticóides?
  6. Para que servem os glicocorticóides?
  7. Qual é o efeito do cortisol?
  8. Qual o tipo de receptor que atuam os glicocorticoides?
  9. Quais os usos terapêuticos dos glicocorticóides?
  10. Quais são os efeitos adversos e doenças relacionadas com ausência ou excesso de glicocorticóides?

O que acontece com os níveis de glicocorticoides?

Embora altos níveis de glicocorticóides sejam essenciais numa reação aguda ao estresse, níveis cronicamente elevados podem ter efeitos negativos significativos na atividade funcional do cérebro13.

Qual o receptor do cortisol?

O cortisol, como qualquer esteroide, atravessa as membranas celulares e actua num receptor glicocorticoide, presente no núcleo e citoplasma. Este receptor recebe a designação de receptor de glicocorticoides do tipo II, pertence à superfamília dos receptores de esteroides, retinoides e hormônios tiroidianos.

Quais os efeitos adversos dos glicocorticoides?

OS EFEITOS ADVERSOS NO USO DE GLICOCORTICÓIDES Dentre os efeitos que podem acarretar, podemos citar: desenvolvimento da diabetes, redistribuição do tecido adiposo se concentrando na face e abdômen, redução da massa muscular, osteoporose, hipertensão arterial, depressão, síndrome de Cushing (DAMIANI et al, 2001).

O que é o efeito Mineralocorticóide?

OS MINERALOCORTICÓIDES SÃO HORMÔNIOS esteróides envolvidos na regulação de sódio e água corporal através da regulação do transporte de sódio em tecidos epiteliais. Além disso, exercem efeitos importantes sobre o sistema cardiovascular e o sistema nervoso central.

Como age os glicocorticóides?

Glicocorticóides suprimem a inflamação através de vários mecanismos celulares e moleculares. Seus efeitos sobre as células inflamatórias incluem: indução de apoptose, inibição de citocinas e inibição da migração.

Para que servem os glicocorticóides?

Devido a essas características os medicamentos que contem glicocorticoides podem ser usados na prática clínica para várias finalidades, dentre elas: reposição hormonal, imunossupressão, terapia antialérgica e anti-inflamatória, além de tratamentos anticâncer.

Qual é o efeito do cortisol?

O cortisol é um hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais, que estão localizadas acima dos rins. A função do cortisol é ajudar o organismo a controlar o estresse, reduzir inflamações, contribuir para o funcionamento do sistema imune e manter os níveis de açúcar no sangue constantes, assim como a pressão arterial.

Qual o tipo de receptor que atuam os glicocorticoides?

Os glicocorticoides, como o cortisol, agem sobre um receptor intranuclear que regula transcrição génica. Eles não têm dificuldade em ultrapassar a membrana celular já que são lipofílicos. O seu efeito deve-se à modificação da atividade de vários genes e as proteínas produzidas a partir deles.

Quais os usos terapêuticos dos glicocorticóides?

Os glicocorticoides são fármacos utilizados, principalmente, como imunossupressores e anti-inflamatórios....Indicações terapêuticas

  • Insuficiências suprarrenais;
  • Distúrbios reumáticos;
  • Distúrbios renais;
  • Doenças alérgicas;
  • Asma;
  • Neoplasia maligna;
  • Transplante de órgãos;
  • Maturação pulmonar fetal.

Quais são os efeitos adversos e doenças relacionadas com ausência ou excesso de glicocorticóides?

Sabe-se que a utilização de corticosteroides pode levar a múltiplos efeitos colaterais, entre eles estrias, hipertricose, fácies cushingoide, obesidade, convulsões, pseudotumor cerebral, hipertensão arterial, maior propensão a infecções, tromboembolismo, pancreatite, osteocondrite, necrose avascular, osteoporose, ...