:

Como calcular o GASA?

Índice:

  1. Como calcular o GASA?
  2. O que solicitar líquido ascítico?
  3. O que é Bacterascite?
  4. Onde se encontra o líquido ascítico?
  5. Quando repor albumina paracentese?
  6. O que significa o líquido ascítico?
  7. O que causa peritonite bacteriana espontânea?

Como calcular o GASA?

O GASA (gradiente de albumina soro-ascite): É facilmente calculado pela subtração da concentração de albumina sérica pela concentração de albumina do líquido ascítico (ou seja, albumina sérica – albumina ascítica).

O que solicitar líquido ascítico?

Os seguintes exames podem ser úteis conforme o caso: Citologia oncótica: avaliar hipótese de carcinomatose peritoneal. Adenosina-deaminase (ADA): quando acima de 40 U/L, sugere tuberculose. Triglicérides: se houver suspeita de ascite quilosa, que pode ser causada por neoplasia ou por cirrose e hipertensão portal.

O que é Bacterascite?

Alguns pacientes podem apresentar polimorfonucleares ≤ 250 cels/mm3 com cultura positiva no líquido ascítico. Esta condição é conhecida como bacterascite.

Onde se encontra o líquido ascítico?

Refere-se ao líquido ascítico ou fluido ascítico como sendo um líquido presente em quantidade anormalmente aumentada na cavidade abdominal. Normalmente, existe uma quantidade mínima de fluido na cavidade peritoneal (cavidade virtual formada entre as camadas de peritôneo que revestem as alças intestinais).

Quando repor albumina paracentese?

Quando devo fazer paracentese? A paracentese diagnóstica é indicada em todos os pacientes com novo início de ascite grau 2 ou 3 e naqueles admitidos no hospital por qualquer complicação de cirrose. Sempre devemos avaliar: contagem de neutrófilos, concentração total de proteína e albumina, além de cultura.

O que significa o líquido ascítico?

A ascite consiste em um acúmulo de líquido (ascítico) que contém proteínas dentro do abdômen. Muitos distúrbios podem causar ascite, mas o mais comum é o aumento da pressão arterial nas veias que levam o sangue para o fígado (hipertensão portal), geralmente devido a cirrose.

O que causa peritonite bacteriana espontânea?

Fatores predisponentes. O principal fator de risco para o aparecimento da PBE é a presença de cirrose hepática severa. Outros fatores que aumentam o risco incluem níveis aumentados de bilirrubinas, hemorragia digestiva (risco de 20 a 40% de desenvolver PBE em cirróticos), além de outras infecções.