:

Qual a teoria de Grice?

Índice:

  1. Qual a teoria de Grice?
  2. O que são as máximas de Grice?
  3. O que significa a palavra Implicatura?
  4. O que é implicaturas convencionais?
  5. O que é a teoria da relevância?
  6. O que é máxima de modo?
  7. Quais são os marcadores conversacionais?
  8. Por que a teoria da relevância é importante para o intérprete?
  9. Quais as diferenças entre a teoria da causalidade adequada e a teoria da relevância jurídica?

Qual a teoria de Grice?

O modelo inferencial de Grice dá-se pela ideia de que existe uma lacuna entre a construção linguística do enunciado produzido pelo falante e a compreensão do ouvinte. Essa lacuna no processo de interpretação deve ser preenchida, então, por inferências.

O que são as máximas de Grice?

Conjunto de regras que, segundo Grice, devem conduzir o ato conversacional e que concretizam o princípio da cooperação. As máximas conversacionais são princípios descritivos do comportamento linguístico dos falantes e normas específicas de conduta linguística.

O que significa a palavra Implicatura?

[Pragmática] À implicatura está subjacente o "implicar", ou seja, o emissor pode com uma palavra, uma expressão ou um enunciado, exprimir, incluir um significado adicional ao significado literal do que diz.

O que é implicaturas convencionais?

As implicaturas convencionais são aquelas cuja significação é engendrada internamente ao sistema lingüístico, a partir do significado das próprias palavras.

O que é a teoria da relevância?

A Teoria da Relevância, então, é um modelo de comunicação e cognição humana que se propõe a explicar como a informação é mentalmente representada e inferencialmente processada em situações comunicativas intencionais da vida real. Essa abordagem se fundamenta em dois princípios básicos: o lógico e o cognitivo.

O que é máxima de modo?

Definição: Uma das quatro m ximas de conversa o propostas por Grice, cujo cumprimento conduz a uma correcta aplica o do princ pio de coopera o.

Quais são os marcadores conversacionais?

São elementos que se prestam à demarcação do diálogo, à ligação entre unidades comunicativas. Marcam troca de turno, fim da elocução, correção de falhas, mudança de tópico etc.

Por que a teoria da relevância é importante para o intérprete?

Ela revela que, para se atribuir sentido a enunciados, muitas vezes, é necessário realizar suposições que não estejam presentes na memória do intérprete (nem de curto, nem de longo prazo), capazes de completar o processo de interpretação.

Quais as diferenças entre a teoria da causalidade adequada e a teoria da relevância jurídica?

De acordo com a teoria da causa eficiente, o que mais importa são os antecedentes que causaram o resultado. Diferentemente da teoria da relevância jurídica que analisa se a causa anterior é ou não relevante para a ocorrência do resultado, a teoria da causa eficiente defende que toda ação anterior é relevante.