Qual a importância do cuidar e o educar na Educação Infantil?
Índice:
- Qual a importância do cuidar e o educar na Educação Infantil?
- Qual a importância de um professor lúdico?
- Como deve ser visto o cuidar e o educar no currículo da escola o que significa o cuidar e o educar?
- O que é preciso aprender para aprimorar a competência de cuidar e educar?
- O que é cuidar e educar na Educação Infantil?
- Como o professor pode articular o cuidar e o educar na Educação Infantil?
- Qual o papel do professor na utilização dos jogos?
- Como a vivência da ludicidade auxilia o professor na sua prática pedagógica?
- Qual é a origem conceitual do binômio cuidar e educar?
- Qual a diferença de cuidar e educar na educação infantil?
Qual a importância do cuidar e o educar na Educação Infantil?
O CUIDAR E O EDUCAR NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL O cuidar e educar consiste em compreender que o espaço e o tempo em que a criança vive exige seu esforço particular e a mediação dos adultos como forma de proporcionar ambientes que estimulem a curiosidade com consciência e responsabilidade.
Qual a importância de um professor lúdico?
O lúdico promove o rendimento escolar além do conhecimento, oralidade, pensamento e o sentido. É mediante a realização de brincadeiras que a criança tem a possibilidade de exercitar a sua capacidade de mudar o significado e as ordens das coisas, pois a partir disso ela consegue recriar algumas situações (ROCHA, 2017).
Como deve ser visto o cuidar e o educar no currículo da escola o que significa o cuidar e o educar?
Cuidar e educar implica reconhecer que o desenvolvimento, a construção dos saberes, a constituição do ser não ocorre em momentos e de maneira compartimentada. A criança é um ser completo, tendo sua interação social e construção como ser humano permanentemente estabelecido em tempo integral.
O que é preciso aprender para aprimorar a competência de cuidar e educar?
O educar se refere ao aprendizado da criança. Fator esse que contribui para o processo de formação, juntamente com o cuidar. A família e a instituição é a base para educá-lo, aspectos esses que devem se unir para um bom resultado. ... Ensinar a criança conhecer, a cuidar de si, a explorar o ambiente é uma forma de educar.
O que é cuidar e educar na Educação Infantil?
Cuidar e educar significa compreender que o espaço/tempo em que a criança vive exige seu esforço particular e a mediação dos adultos como forma de proporcionar ambientes que estimulem a curiosidade com consciência e responsabilidade (FOREST, 2003, p. 02).
Como o professor pode articular o cuidar e o educar na Educação Infantil?
Para o ato de cuidar, além de contemplar o cuidado na esfera da instituição da educação infantil, significa também compreendê-lo como parte integrante da educação, embora possa exigir conhecimentos, habilidades e instrumentos que extrapolam a dimensão pedagógica.
Qual o papel do professor na utilização dos jogos?
O professor de Educação Infantil deve conduzir um trabalho voltado para o brincar, visando atender todas as necessidades dessa faixa etária, tendo em vista que as brincadeiras propiciam a fantasia e a criatividade da criança, possibilitando também que estas adquiram o domínio da linguagem simbólica.
Como a vivência da ludicidade auxilia o professor na sua prática pedagógica?
É através da ludicidade que a criança vai absorver com mais facilidade o aprendizado da LE. ... A criança ao brincar organiza seu espaço, desenvolve a noção casualidade e representação. E quando isso flui em sala de aula, torna-se favorável para o educador descobrir a realidade de cada criança.
Qual é a origem conceitual do binômio cuidar e educar?
Para Tiriba (2005), o binômio educar-cuidar emergiu com o quadro que se desenhou no país na década de 1990, com a incorporação das creches e pré-escolas aos sistemas de ensino como primeira etapa da educação básica. ... é o cuidado/educação (sem confundir com assistência/escola)".
Qual a diferença de cuidar e educar na educação infantil?
É o educar para a vida e para o exercício da cidadania. Cuidar significa auxiliar a criança em seus primeiros passos. O cuidar não é restrito ao aspecto biológico do corpo, mas é associado também à dimensão afetiva, pois a criança precisa de segurança, apoio, incentivo e envolvimento do professor.