:

O que é a filosofia escolástica?

Índice:

  1. O que é a filosofia escolástica?
  2. O que pregava a filosofia escolástica?
  3. O que tornou santo Tomás de Aquino o nome mais importante da escolástica?
  4. Porque o nome escolástica?
  5. Quais as principais características da filosofia Escolástica?
  6. Quais os principais pontos da filosofia escolástica?
  7. Em que consistiu a filosofia Patrística Qual era o seu objetivo?
  8. Quais são as características da filosofia escolástica?
  9. Qual a origem do termo escolástica?
  10. Quais foram os principais pensadores da escolástica?
  11. Qual a importância da escolástica no pensamento ocidental?

O que é a filosofia escolástica?

A Escolástica foi um período da Filosofia Medieval em que a filosofia aristotélica e a junção entre fé e razão ganharam centralidade para explicar os elementos teológicos. ... A Filosofia Escolástica é uma tradição filosófica que surgiu na Idade Média, tendo acontecido, aproximadamente, entre os séculos IX e XIII.

O que pregava a filosofia escolástica?

Pensamento escolástico De acentos notadamente cristãos, a escolástica surgiu da necessidade de responder às exigências da fé, ensinada pela Igreja, considerada então como a guardiã dos valores espirituais e morais de toda a Cristandade.

O que tornou santo Tomás de Aquino o nome mais importante da escolástica?

Tomás de Aquino, o mais importante nome da Escolástica, operou uma junção de sua interpretação de Aristóteles com ideias autorais, o que resultou no chamado tomismo aristotélico.

Porque o nome escolástica?

O período conhecido como escolástica perdurou até o fim da idade média e tem seu nome derivado da palavra latina "scholasticus", que significa "aquele que pertence a uma escola".

Quais as principais características da filosofia Escolástica?

Escolástica foi uma corrente filosófica da Idade Média. - A principal característica da escolástica, estrutura de pensamento e conhecimento, é a integração entre a razão (de base greco-romana) com a fé cristã (baseda na Bíblia). Porém, vale ressaltar que para os filósofos escolásticos, a fé devia se sobrepor à razão.

Quais os principais pontos da filosofia escolástica?

Escolástica foi uma corrente filosófica da Idade Média. - A principal característica da escolástica, estrutura de pensamento e conhecimento, é a integração entre a razão (de base greco-romana) com a fé cristã (baseda na Bíblia). Porém, vale ressaltar que para os filósofos escolásticos, a fé devia se sobrepor à razão.

Em que consistiu a filosofia Patrística Qual era o seu objetivo?

A Patrística é considerada a primeira fase da filosofia medieval. Sua principal característica era a expansão do Cristianismo na Europa e o combate aos hereges. ... Baseada na filosofia grega, os filósofos desse período tinham como objetivo central compreender a relação entre a fé divina e o racionalismo científico.

Quais são as características da filosofia escolástica?

  • Características da Filosofia Escolástica. Representação de sala de aula medieval. A Escolástica foi uma filosofia que esteve inspirada nos ideais dos filósofos gregos Platão e sobretudo, seu discípulo Aristóteles, além de ter uma fundamentação cristã baseada na revelações contidas na Bíblia Sagrada.

Qual a origem do termo escolástica?

  • O termo Escolástica refere-se à produção filosófica que aconteceu na Idade Média, entre os séculos IX e XIII d.C. Em comparação com a Patrística, vertente anterior da Filosofia Medieval, a Escolástica está situada em um período de intensidade do domínio católico sobre a Europa.

Quais foram os principais pensadores da escolástica?

  • Entre as grandes obras do período, podemos destacar as Questões Disputadas sobre a Alma e a Questão Disputada sobre as Criaturas Espirituais, do grande doutor da Igreja Santo Tomás de Aquino. Santo Tomás de Aquino foi um dos principais pensadores da Escolástica.

Qual a importância da escolástica no pensamento ocidental?

  • Veremos também sua importância para o pensamento ocidental e sua influência em movimentos posteriores, assim como sua influência nos dias de hoje. A escolástica é parte da época que, por muito tempo, foi compreendida como a Idade das Trevas, mas que, na verdade, de trevas não teve nada.