O que é a encomienda?
Índice:
- O que é a encomienda?
- O que eram as Encomiendas na América espanhola?
- Como funciona a mita?
- O que é a mita e a encomienda?
- O que é encomienda e como funciona?
- O que cabia ao encomendero?
- Como era o trabalho escravo na América espanhola?
- Como era a escravidão na Espanha?
O que é a encomienda?
A encomienda, originalmente aplicada na região das Antilhas em 1503, com posterior projeção em outras porções da América espanhola, constando nos registros legislativos coloniais até o século XVIII, foi uma instituição jurídica imposta pela coroa com o objetivo de regular o recolhimento de tributos e circunscrever a ...
O que eram as Encomiendas na América espanhola?
A encomienda era uma instituição em vigor nos reinos de Castela e foi adaptada nas Índias (América). A encomienda permitia ao encomendero, um fidalgo espanhol, a cobrar tributos na forma de trabalho ou de bens materiais à determinada população indígena.
Como funciona a mita?
Uma das modalidades de trabalho utilizada pelos espanhóis foi a mita, que também era conhecida pelos nomes de “repartimiento” e “cuatéquil”. Nesse sistema, amplamente empregado na extração e beneficiamento de minérios, os índios eram escalados por sorteio para uma temporada de serviços compulsórios.
O que é a mita e a encomienda?
A mita consistia em um trabalho compulsório onde parcelas das populações indígenas eram utilizadas para uma temporada de serviços prestados. Já a encomienda funcionava como uma “troca” onde os índios recebiam em catequese e alimentos por sua mão-de-obra.
O que é encomienda e como funciona?
A encomienda foi um sistema criado pelos espanhóis, e consistia na exploração de um grupo ou comunidade de indígenas por um colono, a partir da concessão das autoridades, enquanto o colono vivesse. Em troca, o colono deveria pagar um tributo à metrópole e promover a cristianização dos indígenas.
O que cabia ao encomendero?
Cabia, portanto, ao encomendero garantir a extração de metais e a produção agrícola a partir do uso da mão de obra compulsória dos nativos. Para tanto, o processo de cristianização dos povos nativos também se tornou fundamental nesse contexto.
Como era o trabalho escravo na América espanhola?
Os obrajes demandavam mão-de-obra permanente, mas os proprietários não tinham condições de remunerar os trabalhadores adequadamente, fato que resultava na tentativa de reter a mão-de-obra pelo maior tempo possível. Além do salário baixo era pago em mercadorias e as condições de trabalhos péssimas.
Como era a escravidão na Espanha?
A produção artesanal indígena foi permitida, porém passou a ser controlada pela burocracia espanhola na colônia. Esse “sistema de obrajes” representava, na prática, uma forma de explorar a mão de obra indígena, forçado a trabalhar por seis meses, durante os quais recebia um pequeno pagamento.