:

O que diz o livro de Esdras?

Índice:

  1. O que diz o livro de Esdras?
  2. Quem foi Esdras segundo a Bíblia?
  3. O que eu aprendo com Esdras?
  4. Qual a origem de Esdras?
  5. Quem chegou primeiro Esdras ou Neemias?
  6. Qual a palavra chave do livro de Esdras?
  7. Quem escreveu o livro de Esdras da Bíblia?
  8. Porque Esdras fez jejum?
  9. Qual foi a reação dos judeus quando souberam da decisão do rei em apoiar a reconstrução do templo?
  10. Qual a origem de Neemias?
  11. Qual era a origem de Esdras?
  12. Qual a missão de Esdras?
  13. Quem é o autor do livro de Esdras?
  14. Quando foi inaugurado o Templo de Esdras?

O que diz o livro de Esdras?

O livro de Esdras traz um relato da volta de dois grupos de judeus da Babilônia para Jerusalém, onde reconstruíram o templo e sua comunidade. Ao estudar o livro de Esdras, os alunos vão aprender como o Senhor dá a Seu povo a capacidade de vencer a oposição e fazer Sua vontade.

Quem foi Esdras segundo a Bíblia?

Esdras (do hebraico Ezra עֶזְרָא ,abreviação de עַזְרִיאֵל "Aquele que ajuda, Ajudador, Auxiliador) é um personagem da tradição judaico-cristã que liderou o segundo grupo de retorno de israelitas que retornaram da Babilónia em 457 a.C. Descendente de Arão, o primeiro Sumo Sacerdote de Israel, Esdras era escriba ( ...

O que eu aprendo com Esdras?

Que princípio aprendemos em Esdras 5:5 que pode nos ajudar quando enfrentarmos oposição? (Os alunos podem usar palavras diferentes, mas certifique-se de que identifiquem o seguinte princípio: O Senhor cuida dos que procuram obedecer-Lhe e os ajuda.

Qual a origem de Esdras?

Babilónia Esdras/Nascimento

Quem chegou primeiro Esdras ou Neemias?

Esdras, portanto, teria chegado antes de Neemias, que teria chegado entre os anos 445-433 (Ne 2,1).

Qual a palavra chave do livro de Esdras?

Palavra-chave: “Providência”

Quem escreveu o livro de Esdras da Bíblia?

A tradição atribui este livro a Esdras, um escriba e sacerdote, descendente de Arão, e que dedicou a vida a estudar e ensinar a palavra de Deus durante o exílio dos israelitas na Babilônia. No entanto ainda não há um consenso entre os estudiosos quanto a sua autoria.

Porque Esdras fez jejum?

Esdras jejuou e orou para que Deus os protegesse ao viajarem para Jerusalém. Ele se entristeceu muito quando soube que alguns judeus em Jerusalém tinham se casado fora do convênio.

Qual foi a reação dos judeus quando souberam da decisão do rei em apoiar a reconstrução do templo?

Quando os governadores nomeados pelos persas souberam que os judeus tinham retomado a construção do templo, questionaram a autoridade deles para fazê-lo e se opuseram à empreitada. Leia Esdras 5:5 e identifique por que os governadores locais não conseguiram impedir os judeus de reconstruir o templo.

Qual a origem de Neemias?

Babilónia Neemias/Local de nascimento

Qual era a origem de Esdras?

  • Ele vinha de uma família de sacerdotes, da linhagem de Arão, e tinha se dedicado a estudar a Palavra de Deus (Esdras 7:6). Esdras também era um escriba, um professor com muito conhecimento. Ele voltou para Jerusalém com o propósito de ensinar o povo a obedecer a Deus ( Esdras 7:10 ).

Qual a missão de Esdras?

  • O objetivo da missão dele era ver como estava à condição espiritual do povo judeu. Com as ofertas ele teria que comprar animais e outros produtos para serem utilizados nos sacrifícios. Esdras tinha também autoridade para nomear magistrados e juízes que julgassem o povo além do rio Eufrates .

Quem é o autor do livro de Esdras?

  • O tema central do livro é a organização da comunidade, que se formou a partir da volta dos judeus exilados na Babilônia. Alguns estudiosos lhe imputam a autoria do Livro de Esdras e do Livro de Crônicas e que foi ele que compilou o Antigo Testamento.

Quando foi inaugurado o Templo de Esdras?

  • O trabalho levou vários anos e parou algumas vezes, por causa da oposição dos inimigos, mas finalmente o templo foi inaugurado. O povo dedicou o templo mas havia pouca gente para trabalhar nele. Vários anos depois da inauguração do templo, Esdras decidiu voltar para Jerusalém, com mais dos exilados.