:

O que é gliose encefalomalácia?

Índice:

  1. O que é gliose encefalomalácia?
  2. O que causa a encefalomalácia?
  3. Quais são os sintomas da gliose?
  4. Por que a gliose afeta o cérebro?
  5. Por que a gliose pode causar doenças neurodegenerativas?
  6. Como saber se você tem gliose?

O que é gliose encefalomalácia?

O que é encefalomalacia/gliose? É uma cicatriz que se forma no cérebro em decorrência de algum dano, como trauma, AVC, infecção, entre outros.

O que causa a encefalomalácia?

A encefalomalácia, também chamada de gliose, é uma região de tecido cerebral que sofreu algum dano no passado. São portanto, "lesões cicatriciais" de algum insulto antigo como isquemia após AVC, trauma, manipulação cirúrgica entre outras.

Quais são os sintomas da gliose?

  • Quais são os sintomas da gliose? A gliose pode ocorrer em qualquer parte do sistema nervoso central. Quando isso acontece, uma variedade de sintomas podem ocorrer. Por exemplo, alguns pacientes podem experimentar formigamento e nada mais, enquanto outros experimentam fraqueza crônica. Depende da área do cérebro onde a proliferação está acontecendo.

Por que a gliose afeta o cérebro?

  • A gliose é uma resposta que não temos controle. Se isso acontecer no lobo occipital, isso pode resultar na perda de capacidade do paciente para ver. O lobo occipital é o centro de processamento visual do cérebro. Alguns dos sintomas da gliose incluem formigamento, dormência, fraqueza e perda de visão. Há muitos outros também.

Por que a gliose pode causar doenças neurodegenerativas?

  • Pode ser visto em pacientes com doença de Alzheimer, bem como outras doenças relacionadas ao sistema nervoso. Basicamente, é um processo fortemente associado a doenças neurodegenerativas. A gliose pode ser causada por doença de Alzheimer, acidente vascular cerebral, esclerose múltipla (MS) e muitas outras doenças neurodegenerativas.

Como saber se você tem gliose?

  • A única maneira de saber se você tem gliose é falar com um médico. Eles irão realizar uma ressonância magnética do seu cérebro, que mostrará claramente o que está acontecendo. Se for, o melhor que podem fazer é tentar tratar o sintoma subjacente. Em alguns casos, o sintoma subjacente será tratável e, em outros casos não.