O que quer dizer Dê-se vista ao Ministério Público?
Índice:
- O que quer dizer Dê-se vista ao Ministério Público?
- Será que o juiz não está obrigado a abrir vista dos autos ao Ministério Público?
- Como funciona o Ministério Público?
- Por que o auto de prisão é encaminhado ao Ministério Público?
- Qual a prerrogativa do Ministério Público?
O que quer dizer Dê-se vista ao Ministério Público?
“Abrir vista” ou “dar vista” é uma determinação do juiz/desembargador/ministro ao serventuário da Justiça, para que coloque os autos (o processo) à disposição das partes (requerido e requerente) ou do Ministério Público (seja ele parte do processo ou esteja atuando apenas como fiscal da lei), para que tome ciência da ...
Será que o juiz não está obrigado a abrir vista dos autos ao Ministério Público?
- Analisando gramaticalmente o artigo 310 do Código de Processo Penal pareceria que o juiz não está obrigado a abrir vista dos autos ao Ministério Público antes de decidir, por ausência de previsão legal.
Como funciona o Ministério Público?
- Decorrência disso é que participa o Ministério Público de um sem-número de procedimentos cíveis e criminais. Em matéria penal, importa-lhe funcionar em todos os processos criminais resultantes de ação penal privada, e em todos os incidentes de execução de penas criminais. Em matéria não penal, vislumbra-se o artigo 82 do CPC, que reza:
Por que o auto de prisão é encaminhado ao Ministério Público?
- O parágrafo 1º do artigo 306 do CPP determina expressamente que cópia do auto de prisão em flagrante seja encaminhada ao Juiz competente e, caso o autuado não informe o nome de seu advogado, também será remetida à Defensoria Pública. Note-se que não há menção à remessa do auto ao Ministério Público.
Qual a prerrogativa do Ministério Público?
- E a razão disso é muito simples. É que o Ministério Público, como titular da ação penal pública e fiscal da lei, tem a prerrogativa constitucional e legal de se manifestar sobre tudo que lhe interesse dentro do processo ou procedimento e antes de uma decisão judicial.