:

Para que serve o exame de sangue EDTA?

Índice:

  1. Para que serve o exame de sangue EDTA?
  2. Qual a ação do EDTA?
  3. Porquê da escolha do anticoagulante EDTA em hematologia e qual sua vantagem?
  4. Qual é a nomenclatura do EDTA qual é a sua função farmacotécnica justifique?
  5. Como preparar EDTA para hematologia?
  6. O que causa Pseudotrombocitopenia?
  7. Qual é o nome do medicamento EDTA?
  8. Qual o significado da sigla EDTA?
  9. Por que o EDTA pode melhorar o fluxo sanguíneo?
  10. Por que o EDTA não é seguro?

Para que serve o exame de sangue EDTA?

EDTA é utilizado como anticoagulante na coleta de sangue total para uso rotineiro em hematologia (hemograma, velocidade de hemossedimentação, testes de fragilidade osmótica, etc.). O EDTA funciona como anticoagulante, bloqueando o cálcio ionizado através de reação química, com formação do complexo insolúvel EDTA-Ca.

Qual a ação do EDTA?

O ácido etilenodiamino tetra-acético – C10H16N2O8 (EDTA) é um agente com propriedades anticoagulantes e bacteriostáticas. Seu mecanismo de ação se dá pela capacidade de se ligar fortemente aos íons de cálcio plasmático, bloqueando assim a agregação plaquetária e a cascata de coagulação.

Porquê da escolha do anticoagulante EDTA em hematologia e qual sua vantagem?

EDTA (ácido etilenodiamino tetra-acético): é o anticoagulante mais usado para hematologia porque não provoca deformação nas células. Atua como agente quelante do cálcio, impedindo que ocorra o processo de coagulação. Comercialmente estão disponíveis os sais de sódio e de potássio, em soluções aquosas prontas para uso.

Qual é a nomenclatura do EDTA qual é a sua função farmacotécnica justifique?

Ácido etilenodiamino tetra-acético.

Como preparar EDTA para hematologia?

Mas para que essa morfologia seja preservada, deve-se usar a quantidade correta do reagente, geralmente na proporção de 0,1 mL de EDTA para 5 mL de sangue. Esfregaços de boa qualidade podem ser feitos dos tubos com EDTA desde que sejam feitos dentro de no máximo duas horas após a coleta.

O que causa Pseudotrombocitopenia?

As principais causas da pseudotrombocitopenia são: problemas na coleta e no processamento das amostras (agitação imprópria do tubo de coleta, diluição da amostra, dificuldades na coleta de sangue periférico); síndrome da plaqueta gigante; indução por anticoagulantes, como ácido etilenodiaminotetracético (EDTA), citrato ...

Qual é o nome do medicamento EDTA?

  • EDTA Alerta sobre risco à saúde EDTA Alerta sobre risco à saúde Nome IUPAC EDTA Outros nomes EDTA,H 4 EDTA,Diaminoethanetetraacetic a ... Identificadores Identificadores Número CAS 60-00-4, 6381-92-6 (disodium dihydrate), ... ...

Qual o significado da sigla EDTA?

  • EDTA é a sigla para Ethylenediamine tetraacetic acid que, em tradução para o português, significa ácido etilenodiamino tetra-acético. Trata-se de um composto orgânico utilizado como anticoagulante no ramo da hematologia, sendo utilizado no exame de Hemograma -contagem dos elementos do sangue – a fim de facilitar o procedimento.

Por que o EDTA pode melhorar o fluxo sanguíneo?

  • Pesquisadores afirmam que o EDTA pode melhorar o fluxo sanguíneo e ajudar a prevenir doenças cardíacas e aterosclerose. A AHA contrapõe que esses efeitos positivos podem ser atribuídos às mudanças de estilo de vida - como dieta , exercício e cessação do tabagismo - que acompanham a terapia de quelação .

Por que o EDTA não é seguro?

  • A AHA concluiu que o EDTA não é um alternativa completamente seguro a outros tratamentos , observando que ele pode causar depressão da medula óssea , arritmias cardíacas , reações alérgicas , insuficiência renal e parada respiratória.