:

O que significa o Deus trino e uno?

Índice:

  1. O que significa o Deus trino e uno?
  2. O que é Unitrino?
  3. Porque Deus é chamado de Pai?
  4. O que é consubstancial ao Pai?
  5. O que é pericorese na Bíblia?

O que significa o Deus trino e uno?

A revelação, através da Bíblia, no Antigo Testamento e vivida pelo Povo de Israel, transmite a fé em Deus único, mas ao mesmo tempo, Trinitário: Deus Pai, criador, Deus Filho, salvador, Deus Espírito Santo, revelador. ... A esse conjunto de verdade chama-se “Mistério da Santíssima Trindade”.

O que é Unitrino?

É a não orientabilidade que define e estrutura o humano em nós e fora de nós. Olharemos o mistério da santíssima trindade caracterizado pelo chamado Unitrino, quando pai, espírito santo e filho são independentes e, ao mesmo tempo, um só e como tal vivencia constrói o mundo e delibera sobre ele.

Porque Deus é chamado de Pai?

No judaísmo, Deus é chamado Pai porque é o criador, o governador e o protetor. O cristianismo herdou esta concepção, dando ênfase à relação Pai-Filho revelada em Jesus Cristo.

O que é consubstancial ao Pai?

Consubstancialidade é um conceito da teologia cristã a respeito da identidade das pessoas da Santíssima Trindade. O conceito cristológico foi introduzido na profissão de fé pelo Primeiro Concílio de Niceia e que diz respeito à divindade de Cristo, por ser da mesma substância do Pai.

O que é pericorese na Bíblia?

O termo pericorese foi empregado dentro do âmbito teológico inicialmente, provavelmente por Gergório Nazianzeno no âmbito da cristologia para explicar as naturezas humanas e divinas de Cristo (PIKAZA; SILANES, 1998).