:

Como um Abiã deve se comportar?

Índice:

  1. Como um Abiã deve se comportar?
  2. O que é um Dofono no candomblé?
  3. O que é ser Egbomi?
  4. Qual a origem da “Macumba”?
  5. Quais são os rituais da Macumba?
  6. Por que a macumba é tão popular no Brasil?
  7. Por que a macumba não pode ser vista como magia?

Como um Abiã deve se comportar?

Ouça em voz altaPausarNunca se deve fumar beber, usar drogas, ter relações sexuais, usar de palavrões enquanto se usa seu ileke (fio de contas).

O que é um Dofono no candomblé?

Ouça em voz altaPausarA iniciação pode ser de apenas um Iaô ou pode ser de muitos. Nesse caso recebe o nome de "Barco de Iaô". Quando entra para fazer o santo sozinho será chamado de Dofono (homem) ou Dofona (mulher), por ser o primeiro e único. ... Essa sequência de nomes é usada na maioria das casas de candomblé de cultura Jeje-nagô.

O que é ser Egbomi?

Ouça em voz altaPausarEbomi ou ebomim (em iorubá: , que significa "Meu Mais Velho", é um adepto do candomblé que já cumpriu o período de iniciação (iaô) na feitura de santo, já tendo feito a obrigação de sete anos odu ejé.

Qual a origem da “Macumba”?

  • Assim, “macumbeiro” era quem tocava esse instrumento. A visão da “macumba” como algo negativo, tem origem no começo do séc. XX. Nessa época a igreja católica, preocupada com a emergência dos cultos de origem africana, originou um discurso que associava essa espiritualidade ao diabo.

Quais são os rituais da Macumba?

  • Na prática,na maioria das vezes a macumba está relacionada diretamente com os rituais praticados em alguns cultos afro-brasileiros, característicos pela manifestação mediúnica. Primeiramente, a gira (ou jira) é um ritual da Umbanda que busca a reunião de vários espíritos de determinado grupo, levando-os a se manifestarem nos médiuns.

Por que a macumba é tão popular no Brasil?

  • Despachos feitos na encruzilhada com pinga e velas vermelhas, pratos de farofa com champanhe, galinhas pretas sacrificadas e várias outras mais, a popular ‘macumba’ ainda é muito praticada no Brasil, e há quem tenha muito medo dela.

Por que a macumba não pode ser vista como magia?

  • Isso não quer dizer que a macumba não possa ser vista como magia. Na verdade, segundo o estudioso Roger Bastide, a macumba se definiria como os feitos mágicos realizados individualmente. Ou seja, o feitiço é responsabilidade do indivíduo que busca conseguir o que quer.