:

Qual é a causa da silicose?

Índice:

  1. Qual é a causa da silicose?
  2. O que é a silicose?
  3. Como a silicose ocorre?
  4. O que é silicose sintomas?
  5. Por que é importante que os médicos notifiquem ao SUS os casos de silicose?
  6. O que é uma pneumoconiose?
  7. Quais trabalhadores estão mais suscetiveis a silicose?
  8. Qual a relação da silicose com a fisiologia celular?
  9. Em que grupo de doenças a silicose se encontra?
  10. Quais são os tipos de silicose?
  11. Quais são as complicações da silicose?
  12. Como ocorre a silicose aguda?
  13. Qual a causa da silicose crônica?
  14. Qual o diagnóstico de silicose?

Qual é a causa da silicose?

A silicose é a mais antiga doença pulmonar ambiental conhecida. Ela é causada por inalação de minúsculas partículas do mineral sílica (em geral, quartzo) ou, menos frequentemente, por inalação de silicatos, como talco.

O que é a silicose?

O termo silicose, empregado pela primeira vez por Visconti, em 1870,(1) é o nome dado à fibrose pulmonar causada pela inalação de poeira contendo sílica cristalina, sendo a mais freqüente das pneumoconioses. A silicose é a principal causa de invalidez entre as doenças respiratórias ocupacionais.

Como a silicose ocorre?

O que é silicose? Trata-se de uma pneumoconiose (doenças pulmonares causadas pelo acúmulo de poeira nos pulmões) causada pela inalação de partículas de sílica. A sílica (ou óxido de silício) é o principal componente da areia e matéria prima para a fabricação do vidro e do cimento.

O que é silicose sintomas?

A silicose é uma doença caracterizada pela inalação de sílica normalmente devido à atividade profissional, o que resulta em tosse intensa, febre e dificuldade para respirar.

Por que é importante que os médicos notifiquem ao SUS os casos de silicose?

A Portaria nº 777 de 28 de abril de 2004 do Ministério da Saúde exige que O MÉDICO NOTIFIQUE os casos de Silicose e de câncer decorrente do trabalho no SUS. O trabalhador tem direito de ter o registro da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) reconhecida como doença profissional (B91) no INSS.

O que é uma pneumoconiose?

Define-se Pneumoconioses para fins de notificação à Saúde, casos de pneumopatias relacionadas à inalação de poeiras em ambientes de trabalho. O termo designa genericamente todas as doenças pulmonares parenquimatosas causadas por inalação de poeiras independente do processo fisiopatogênico envolvido.

Quais trabalhadores estão mais suscetiveis a silicose?

Qualquer tipo de exposição ao pó de sílica pode causar a silicose. Ela acomete, normalmente, pessoas em que o trabalho envolve exposição a esse tipo de material, como mineiros, trabalhadores de fábricas e os que lidam com alvenaria.

Qual a relação da silicose com a fisiologia celular?

Por ser um cristal, a sílica perfura os lisossomos, liberando enzimas digestivas que acabam por destruir a célula. Essa situação pode levar à destruição de grandes áreas dos pulmões. Assim, a silicose é diretamente relacionada com a organela lisossomos.

Em que grupo de doenças a silicose se encontra?

Silicose é uma doença progressiva que pertence a um grupo de doenças de pulmão chamado de pneumoconioses.

Quais são os tipos de silicose?

Os tipos são:

  • Silicose crônica: compromete de forma leve o pulmão, sendo um estágio inicial.
  • Silicose complicada: é observada a perda de peso, aparecimento de fibrose nos pulmões e falta de ar. ...
  • Silicose acelerada: surge após exposição intensa.

Quais são as complicações da silicose?

  • São muitas as complicações possíveis decorrentes da silicose, dentre elas: 1 Doença pulmonar obstrutiva crônica ( DPOC) 2 Tuberculose 3 Câncer de pulmão 4 Artrite reumatoide 5 Esclerodermia 6 Enfisema 7 Doenças autoimunes no geral. More ...

Como ocorre a silicose aguda?

  • Silicose Aguda: Os sintomas surgem após meses até dois anos de exposição intensa ao pó de sílica. Nesta forma, há o risco de rápida evolução para o óbito. Os sintomas são dispnéia, astenia, perda de peso e hipoxemia. Silicose Acelerada: É o tipo que ocorre entre as formas aguda e crônica.

Qual a causa da silicose crônica?

  • A silicose crônica causa uma fibrose progressiva dos alvéolos pulmonares, o que leva a dificuldades respiratórias e baixa oxigenação do sangue, provocando tontura, fraqueza e náuseas e, muitas vezes, incapacitando o trabalhador.

Qual o diagnóstico de silicose?

  • Pacientes com Silicose são de alto risco para a Tuberculose e devem ser acompanhados durante a doença. O diagnóstico de silicose baseia-se em: raios-x do tronco, geralmente mostrará pequenos redondo áreas opacas em silicose crônica; as áreas redondas são maiores em silicose complicada e acelerado