:

O que quer dizer Theotókos?

Índice:

  1. O que quer dizer Theotókos?
  2. O que são os Nestorianos?
  3. O que foi decidido no Concílio de Éfeso?
  4. O que significa Kekaritomene?
  5. O que é monofisismo explique?
  6. O que significa o monofisismo?
  7. O que definiu o concílio de Constantinopla?
  8. O que eram os concílios da Igreja?

O que quer dizer Theotókos?

Teótoco (em grego: Θεοτόκος; romaniz.: Theotókos) é o título grego da Virgem Maria, usado especialmente na Igrejas Católica e Ortodoxa.

O que são os Nestorianos?

O nestorianismo é uma doutrina cristológica proposta por Nestório, Patriarca de Constantinopla (428–431). A doutrina, que foi formada durante os estudos de Nestório sob Teodoro de Mopsuéstia na Escola de Antioquia, enfatiza a desunião entre as naturezas humana e divina de Jesus.

O que foi decidido no Concílio de Éfeso?

O concílio foi conduzido em uma atmosfera de confronto aquecido e recriminações. Confirmou o Credo Niceno original e condenou o nestorianismo (ensinamentos de Nestório, Patriarca de Constantinopla) como heresia, assim como o arianismo, sabelianismo e pré-milenarismo (quiliasmo).

O que significa Kekaritomene?

Que o termo KECHARITOMENE significa CHEIA DE GRAÇA, isto só existe na cabeça dos católicos. É perfeitamente correto e mais fiel traduzir «Kecharitomene» com «agraciada», «favorecida» ou «muito favorecida» (e há bíblias católicas que traduzem assim) do que com a expressão «cheia de graça».

O que é monofisismo explique?

Monofisismo (do grego μονο- [«único»] e ϕύσις [«natureza»]) é o ponto de vista cristológico que defende que, depois da união do divino e do humano na encarnação histórica, Jesus Cristo, como encarnação do Filho ou Verbo (Logos) de Deus, teria apenas uma única "natureza", a divina, e não uma síntese de ambas.

O que significa o monofisismo?

O monofisismo foi uma doutrina que surgiu no século V, na escola Teológica de Alexandria, que na verdade, era um movimento e não um local. Na perspectiva monofisista, Jesus Cristo, o filho de Deus, tinha uma natureza unicamente divisa.

O que definiu o concílio de Constantinopla?

O concílio reconfirmou o Primeiro Concílio de Niceia, como uma verdadeira exposição de fé ortodoxa, e desenvolveu uma declaração de fé que incluía a linguagem de Niceia, mas ampliou a discussão sobre o Espírito Santo para combater a heresia dos macedonianos. É o chamado Credo niceno-constantinopolitano.

O que eram os concílios da Igreja?

Os concílios

  • Primeiro Concílio de Niceia (325)
  • Primeiro Concílio de Constantinopla (381)
  • Primeiro Concílio de Éfeso (431)
  • Concílio de Calcedônia (451)
  • Segundo Concílio de Constantinopla (553)
  • Terceiro Concílio de Constantinopla (680)
  • Segundo Concílio de Niceia (787)