O que é situação tributária na nota fiscal?
Índice:
- O que é situação tributária na nota fiscal?
- O que é a CST 090?
- O que quer dizer CST 500?
- Qual o número de CST gerado na nota fiscal eletrônica?
- Posso gerar a nota fiscal eletrônica sem o CEST?
- Qual é a obrigação fiscal do CEST?
- Como utilizar o CST na emissão de NFe?
O que é situação tributária na nota fiscal?
O Código de Situação Tributária (CST) é uma sequência numérica que determina a tributação aplicada aos produtos. Eles são utilizados conforme a origem das mercadorias (se nacional ou estrangeira) e de acordo com as regras às quais elas se sujeitam para o recolhimento do ICMS.
O que é a CST 090?
Na escrituração da entrada relativa a mercadorias adquiridas para uso e consumo, o contribuinte deverá utilizar: (i) CFOP 1.556/2.556 (compra de material para uso ou consumo) e CST 090 (para mercadorias não sujeitas à substituição tributária); e (ii) CFOP 1407/2407 (compra de mercadoria para uso ou consumo cuja ...
O que quer dizer CST 500?
500 - ICMS cobrado anteriormente por substituição tributária (substituído) ou por antecipação - Classificam-se neste código as operações sujeitas exclusivamente ao regime de substituição tributária na condição de substituído tributário ou no caso de antecipações.
Qual o número de CST gerado na nota fiscal eletrônica?
- Este código é composto de três dígitos na forma ABB, onde o 1º dígito deve indicar a origem da mercadoria ou serviço, com base na Tabela A e os 2º e 3º dígitos a tributação pelo ICMS, com base na Tabela B (que serão demonstrados adiante). O número de CST gerado, precisa aparecer em um determinado campo da nota fiscal eletrônica (NF-e).
Posso gerar a nota fiscal eletrônica sem o CEST?
- Independente do regime tributário, isto é: tanto empresas do lucro real, lucro presumido, quanto as empresas do simples nacional. É possível gerar a Nota Fiscal Eletrônica sem o CEST?
Qual é a obrigação fiscal do CEST?
- O CEST é uma obrigação fiscal de empresas que vendem produtos sujeitos à substituição tributária. Descubra se é o seu caso. O CEST é mais uma obrigação acessória que as empresas devem cumprir para se manter em dia com o Fisco.
Como utilizar o CST na emissão de NFe?
- O sistema em nuvem da Soften possui uma forma simples e rápida de como cadastrar e utilizar o CST na emissão de NFe. Primeiro, clique em “Cadastros” e “Tabela de Imposto”. Na próxima tela, selecione “Nova Tabela”. Surgirá a seguinte tela, onde você selecionará o código CST e as especificações tributárias e salve com o nome desejado.