O que é CIF na área da saúde?
Índice:
- O que é CIF na área da saúde?
- O que é e para que serve a CIF?
- O que a CIF avalia?
- Quais são os domínios da CIF?
- Quais são as vantagens do uso da CIF?
- Quando a CIF foi criada?
- Como a CIF é utilizada na fisioterapia?
- Como a CIF pode ser utilizada?
- Qual a classificação da CIF?
- Qual a estrutura de codificação da CIF?
- Qual a diferença entre a CID-10 e a CIF?
O que é CIF na área da saúde?
Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) É uma ferramenta da Organização Mundial de Saúde (OMS) criada no ano de 2001. É uma das classificações da Família de Classificações Internacionais. Sua utilização deve ser complementar à Classificação Internacional de Doenças (CID).
O que é e para que serve a CIF?
1) A CIF Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde - serve para registrar e organizar ampla gama de informações relacionadas a diferentes estados de saúde, uniformizando a linguagem internacional sobre a descrição de diferentes aspectos da funcionalidade, incapacidade e saúde.
O que a CIF avalia?
A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, conhecida como CIF, tem como objetivo geral proporcionar uma linguagem unificada e padronizada como um sistema de descrição da saúde e de estados relacionados à saúde.
Quais são os domínios da CIF?
Os domínios contidos na CIF podem ser considerados como domínios da saúde e domínios relacionados com a saúde. Estes domínios são descritos com base na perspectiva do corpo, do indivíduo e da sociedade em duas listas básicas: Funções e Estruturas do Corpo. Atividades e Participação.
Quais são as vantagens do uso da CIF?
A CIF fornece uma base científica e operacional para a descrição, compreensão e estudo da saúde e dos estados, resultados e determinantes relacionados à saúde. A saúde e os estados relacionados à saúde associados com qualquer condição de saúde podem ser descritos usando a CIF.
Quando a CIF foi criada?
No ano de 2001 foi aprovada e publicada pela OMS, a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) (3).
Como a CIF é utilizada na fisioterapia?
A CIF é uma classificação hierarquizada e utiliza um sistema alfanumérico noqual as letras b, s, d e e são utilizadas para indicar, respectivamente, funções do corpo,estruturas do corpo, atividades e participação e fatores ambientais.
Como a CIF pode ser utilizada?
- Para facilitar o estudo dos determinantes ou dos factores de risco, a CIF inclui uma lista de factores ambientais que descrevem o contexto em que o indivíduo vive. qualidade dos dados para fins clínicos. A utilização da CIF não deve substituir os procedimentos normais de diagnóstico. Em outros contextos, a CIF pode ser utilizada sozinha.
Qual a classificação da CIF?
- A CIF pertence à "família" das classificações internacionais desenvolvida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para aplicação em vários aspectos da saúde.
Qual a estrutura de codificação da CIF?
- De forma similar, a seção 'Descrição de funcionalidade' fornece detalhes sobre a estrutura de codificação da CIF e como usá-la, destacando ao mesmo tempo questões comuns úteis para os usuários na documentação de funcionalidade e incapacidade.
Qual a diferença entre a CID-10 e a CIF?
- A funcionalidade e a incapacidade, associadas às condições de saúde, são classificadas na CIF. Portanto, a CID-10 e a CIF são complementares,5e os utilizadores são estimulados a usar em conjunto esses dois membros da família de classificações internacionais da OMS.