:

O que causa CIVD?

Índice:

  1. O que causa CIVD?
  2. O que significa a sigla CIVD?
  3. O que é Cid coagulação intravascular disseminada e quando ela ocorre?
  4. O que é coagulação intravascular ativa?
  5. O que significa retardar a coagulação?
  6. O que é coagulação intravascular disseminada CIV e quais os processos patológicos que podem desencadear esse fenômeno?
  7. Quem produz o fibrinogênio?
  8. O que é a fibrinólise?
  9. Como funciona a cascata de coagulação?
  10. Qual sistema está ativado na CID?
  11. Como utilizar a CIPE na enfermagem?
  12. Qual a Classificação Internacional para a prática de enfermagem?
  13. Qual a classificação dos cuidados de enfermagem?
  14. Quais são os fenômenos de enfermagem?

O que causa CIVD?

As doenças infecciosas, em particular a septicemia, são as mais comumente associadas à CIVD. Apesar de virtualmente qualquer microorganismo (como vírus e parasitas) desencadear a síndrome, as infecções bacterianas são as mais freqüentemente associadas à CIVD.

O que significa a sigla CIVD?

A Síndrome de Coagulação Intravascular Disseminada (CIVD) é caracterizada por alte- ração das vias de ativação e controle da coagulação sanguínea gerando acúmulos de fibrina na micro-vasculatura, com consumo de plaquetas e fatores de coagulação. Pode resultar em falência orgânica múltipla e sangramento anormal.

O que é Cid coagulação intravascular disseminada e quando ela ocorre?

A coagulação intravascular disseminada (CID) envolve geração anormal e excessiva de trombina e fibrina no sangue circulante. Durante o processo, ocorre aumento da agregação plaquetária e consumo de fatores de coagulação.

O que é coagulação intravascular ativa?

A coagulação intravascular disseminada é um quadro clínico no qual pequenos coágulos sanguíneos se formam por toda a corrente sanguínea e obstruem pequenos vasos sanguíneos. O aumento da coagulação exaure as plaquetas e os fatores de coagulação necessários para controlar hemorragias, causando hemorragia excessiva.

O que significa retardar a coagulação?

Tratamento com anticoagulantes – diminui as chances de formação de novos coágulos sanguíneos e também impede o crescimento deles. Responsáveis por “afinar” o sangue e retardar a capacidade de coagulação, os anticoagulantes previnem o desenvolvimento e a passagem de coágulos para o pulmão e cérebro.

O que é coagulação intravascular disseminada CIV e quais os processos patológicos que podem desencadear esse fenômeno?

A coagulação intravascular disseminada (CID ou CIVD), também chamada de coagulopatia de consumo, é um processo patológico no corpo no qual o sangue começa a coagular por todo o corpo. Isso diminui o número de plaquetas e fatores de coagulação do corpo, existindo, paradoxalmente, um risco aumentado de hemorragia.

Quem produz o fibrinogênio?

O fibrinogênio é um fator da coagulação (fator I), uma proteína necessária para a formação do coágulo. É produzido no fígado e liberado na circulação junto com outros fatores. É desencadeado quando há lesão de um vaso sanguíneo, processo chamado hemostasia, que contém o sangramento.

O que é a fibrinólise?

Dissolução da fibrina por ação de uma enzima, a fibrinolisina. A fibrinólise é um processo fisiológico que tem por finalidade a desagregação e a dissolução dos coágulos sanguíneos.

Como funciona a cascata de coagulação?

A coagulação envolve uma seqüência de reações interligadas, a cascata de coagulação, dividido na via extrínseca em resposta ao contato do sangue com os tecidos extravasculares e na via intrínseca pelo contato do sangue com uma superfície diferente do endotélio normal e das células sanguíneas.

Qual sistema está ativado na CID?

A coagulação intravascular disseminada (CID) é uma síndrome secundária a diversos processos patológicos, onde, paradoxalmente, mecanismos antagônicos estão ativados: da coagulação sangüínea e da fibrinólise (FELDMAN, 1988; DEMPFLE, 2004).

Como utilizar a CIPE na enfermagem?

  • A CIPE permite utilizar a sua linguagem informaticamente, havendo experiências positivas de utilização de programas de apoio à prática da enfermagem. Tem ainda a possibilidade de elaborar diagnósticos de enfermagem de forma padronizada com qualquer enfermeiro em qualquer parte do mundo.

Qual a Classificação Internacional para a prática de enfermagem?

  • A Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE) foi criada pelo Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN) para permitir uma linguagem ...

Qual a classificação dos cuidados de enfermagem?

  • Esta Classificação permite avaliar resultados sensíveis aos cuidados de enfermagem através das respostas às intervenções de enfermagem e evolução positiva ou negativa dos status dados aos fenômenos nos diagnósticos feitos pelos enfermeiros. É uma forma de demonstrar resultados da prática de enfermagem também a nível jurídico.

Quais são os fenômenos de enfermagem?

  • Os fenômenos de Enfermagem dizem respeito à Pessoa, às Funções, ao Meio Ambiente, etc. Ao fazer o Diagnóstico de Enfermagem, o enfermeiro planeia as suas intervenções de acordo com as necessidades da pessoa, com as suas necessidades, tendo em consideração as incapacidades com que se depara.