:

O que são os CFC?

Índice:

  1. O que são os CFC?
  2. O que é CFC é a camada de ozônio?
  3. O que significa dizer que os CFCs são muito estáveis?
  4. O que libera ou liberam CFCs para a atmosfera?
  5. Quais são os clorofluorcarbonetos?
  6. O que os CFCs podem causar?
  7. Como o cfc atua na camada de ozônio?
  8. O que é a camada de ozônio e qual a sua função?
  9. Qual o perigo do clorofluorcarbono?
  10. Como é originado o clorofluorcarboneto?
  11. ¿Qué es el número 11 del CFC?
  12. ¿Cuál es la fuente de emisión del CFC-11?
  13. ¿Cómo se reducirán las emisiones de CFC-11?
  14. ¿Qué son los gases CFC?

O que são os CFC?

A sigla CFC é usada para se referir aos clorofluorcarbonetos, que, como o próprio nome indica, são compostos que possuem os átomos de cloro e flúor ligados a cadeias carbônicas, em geral, pequenas, como ao metano e ao etano.

O que é CFC é a camada de ozônio?

Os Clorofluorcarbonetos, também comumente chamados de CFCs, são haletos orgânicos formados, como o próprio nome diz, por cloro, flúor e carbono. Esses compostos também são conhecidos como freons. ... Sherwood Rowland (americano) relataram pela primeira vez, em 1974, que o ozônio (O3) poderia ser destruído pelos CFCs.

O que significa dizer que os CFCs são muito estáveis?

Eles são adequados para essas e outras aplicações, porque são atóxicos e não inflamáveis e podem ser facilmente convertidos de líquido em gás e vice-versa. Clorofluorocarbonetos ou CFCs (também conhecidos como Freon) são não-tóxicos, não-inflamáveis e não-cancerígenos.

O que libera ou liberam CFCs para a atmosfera?

Um clorofluorocarboneto (clorofluorcarboneto, clorofluorcarbono ou CFC) é um composto baseado em carbono que contém cloro e flúor, responsável pela redução da camada de ozônio, e antigamente usado como aerossóis e gases para refrigeração, sendo atualmente proibido seu uso em vários países.

Quais são os clorofluorcarbonetos?

Os clorofluorcarbonetos (CFCs) são compostos químicos formados por três elementos: carbono (C), flúor (F) e cloro (Cl)....Existem vários compostos de CFCs e os representantes mais comuns são:

  • CFC 11 – triclorofluorometano (CCl3F)
  • CFC 12 – diclorodifluorometano (CCl2F2)
  • CFC 113 – triclorotrifluoroetano (C2Cl3F3)

O que os CFCs podem causar?

A produção do CFC-11 é duplamente nociva: além de aumentar o buraco na camada que nos protege dos raios UV-B, ela contribuiu para o aquecimento global.

Como o cfc atua na camada de ozônio?

Uma única molécula de CFC pode destruir 100 mil moléculas de ozônio. ... Quando um desses gases (CFCl3) se fragmenta, um átomo de cloro é liberado e reage com o ozônio. O resultado é a formação de uma molécula de oxigênio e de uma molécula de monóxido de cloro.

O que é a camada de ozônio e qual a sua função?

O ozônio (O3) é um dos gases minoritários mais importantes que, embora encontrado em toda a atmosfera, concentra-se (cerca de 90% do total) na região entre 20 e 35 km de altitude. ... Sua importância está no fato de que é o único gás que filtra a radiação ultravioleta do tipo B (UV-B), que é nociva aos seres vivos.

Qual o perigo do clorofluorcarbono?

Clorofluorcarboneto, o famigerado CFC, marcou as décadas de 1980 e 90 como grande ameaça ao nosso planeta. Ele causa a destruição da camada de ozônio e tem potencial de contribuir 4.750 vezes mais para o aquecimento global que dióxido de carbono, CO2.

Como é originado o clorofluorcarboneto?

O que é o Clorofluorcarboneto: Os clorofluorcarbonetos (CFCs) são compostos químicos formados por três elementos: carbono (C), flúor (F) e cloro (Cl). Estes compostos fazem parte da família dos haletos orgânicos e são sintetizados a partir de hidrocarbonetos pela substituição de átomos de hidrogênio por halogênios.

¿Qué es el número 11 del CFC?

  • El CFC-11 se usa en espumas que sirven como aislante. El número 11 indica el número de átomos de carbono, hidrógeno, flúor y cloro que contiene. Durante un tiempo, los CFC fueron considerados un gran logro de la química moderna.

¿Cuál es la fuente de emisión del CFC-11?

  • Un reciente estudio, sin embargo, afirma que durante los últimos seis años se ha desacelerado la disminución del CFC-11 en la atmósfera. Según los autores de la investigación, la principal fuente de emisión del CFC-11 son fábricas ubicadas en provincias del este de China.

¿Cómo se reducirán las emisiones de CFC-11?

  • Las autoridades chinas sostienen que ya están tomando medidas para reducir las emisiones de CFC-11. Estudios recientes indican que si se respeta la prohibición del uso de los CFC, el agujero en la capa de ozono en el Hemisferio Norte podría desaparecer para 2030, y la de la Antártica para cerca de 2060.

¿Qué son los gases CFC?

  • Los gases CFC son útiles en sistemas de refrigeración, aires acondicionados, embalaje, espumas aislantes y solventes. En el caso de China, el estudio afirma que las fábricas lo estaban usando como material aislante.