:

O que é Bethesda 1?

Índice:

  1. O que é Bethesda 1?
  2. O que é um nódulo folicular?
  3. O que é neoplasia folicular da tireóide?
  4. Como foi criado o sistema de Bethesda?
  5. Qual a nomenclatura do sistema de Bethesda?
  6. Quais são os princípios fundamentais da terminologia de Bethesda?

O que é Bethesda 1?

CATEGORIA I – AMOSTRA NÃO DIAGNÓSTICA: Incluem-se nesta categoria os esfregaços que não satisfaçam os critérios mínimos de representatividade do parênquima tireoidiano ou que apresentem artefatos pré-analíticos (i.e. dessecamento, sobreposição, etc.) que impeçam uma avaliação citopatológica.

O que é um nódulo folicular?

O adenoma folicular é o tumor de tireóide mais comum, sendo benigno e derivado de células foliculares. Pode gerar hipertireoidismo subclínico ou tireotoxicose franca.

O que é neoplasia folicular da tireóide?

A categoria IV (Bethesda IV) é chamada de Neoplasia Folicular, o que significa dizer que a alteração vem de células foliculares da tireóide, mas ainda não permite afirmar se a lesão é benigna ou maligna.

Como foi criado o sistema de Bethesda?

  • O sistema de Bethesda foi criado em 1988 com o objectivo de ser um sistema representativo, com informações clinicamente relevantes, uniformes e reprodutíveis entre diferentes patologistas, assim como com significado relevante para o clínico, de forma a refletir uma melhor compreensão da neoplasia. É a nomenclatura mais utilizada para ...

Qual a nomenclatura do sistema de Bethesda?

  • O sistema de Bethesda é a nomenclatura mais utilizada para classificar as anomalias do epitélio pavimentoso assim como do epitélio glandular cervico-vaginal

Quais são os princípios fundamentais da terminologia de Bethesda?

  • Durante os 2 dias de reunião, foram criados 3 princípios fundamentais que têm guiado a terminologia de Bethesda e que se mantém até hoje: