:

O que é B1 e B2 Cardiologia?

Índice:

  1. O que é B1 e B2 Cardiologia?
  2. O que causa Hiperfonese de B1?
  3. Quais os sons da ausculta cardíaca?
  4. Como se faz a ausculta cardíaca?
  5. O que é bulha B2?
  6. O que é Hiperfonese de B2?
  7. O que causa Hipofonese de bulha?
  8. O que são cliques e estalidos?
  9. Qual a diferença entre segunda e B2?
  10. Quem é o primeiro som cardíaco?
  11. Será que o B3 é normal durante a gestação?
  12. Como descrever o exame cardiovascular?

O que é B1 e B2 Cardiologia?

Sístole – fechamento das válvulas mitral e tricúspide (B1) e abertura das semi-lunares. Diástole – fechamento das válvulas semi-lunares (B2) e abertura da mitral e tricúspide.

O que causa Hiperfonese de B1?

Hiperfonese na B1 ocorre em condições que diminuem o enchimento ventricular, tais como taquicardia, hipertireoidismo e extrassístoles, em virtude de a contração ventricular ter início no momento que as valvas se encontram baixas. Na fibrilação atrial, a intensidade da B1 varia de uma sístole para a outra.

Quais os sons da ausculta cardíaca?

Sons normais do coração:

  • O primeiro som do coração, S1 (lub), marca o início da sístole (final da sístole). Relacionado ao fechamento das valvas mitral e tricúspide. ...
  • O som da segunda audição, S2 (dub), marca o final da sístole (início da diástole). Relacionado ao fechamento das valvas aórtica e pulmonar.

Como se faz a ausculta cardíaca?

O paciente senta-se à beira do leito ou em uma cadeira. Inclinando ligeiramente o tórax para frente, o que ajuda a intensificar os sons. Essa posição ajuda na ausculta de sons originados na base do coração. O médico também se posiciona à direita do paciente.

O que é bulha B2?

Segunda bulha (B2): é constituído por 4 grupos de vibrações, porém só são audíveis as originadas pelo fechamento das valvas aórtica e pulmonar. Ouve-se o componente aórtico em toda região precordial (principalmente foco aórtico), enquanto o ruído da pulmonar é auscultado em uma área limitada (foco pulmonar).

O que é Hiperfonese de B2?

Hiperfonese de B2 Quando a segunda bulha cardíaca encontra-se com intensidade aumentada, diz-se que B2 está hiperfonética. As causas, assim como em B1, são de origem cardíacas e extra-cardíacas.

O que causa Hipofonese de bulha?

Hipofonese de B2 Quando a segunda bulha cardíaca encontra-se com sua intensidade diminuída, diz que B2 está hipofonética. As causas também se dividem em cardíacas e extra- cardíacas. Estas últimas são exatamente iguais àquelas comentadas no tópico “Hipofonese de B1” e portanto não serão comentadas aqui.

O que são cliques e estalidos?

Cliques e estalidos Estalidos diastólicos: podem ocorrer nas estenoses das valvas mitral (ruído seco, agudo e de curta duração, representado por um “TEP”, audível no 3º ou 4º EIC e no foco mitral) e tricúspide.

Qual a diferença entre segunda e B2?

  • -SEGUNDA BULHA (B2): corresponde ao fechamento das valvas aórtica e pulmonar. -B2 tende a ser mais intensa que B1. O som auscultado lembra a onomatopéia TA. HIPERFONESE DE B2: persistência do canal arterial, CIA, aumento da pressão na artéria aorta ou pulmonar. HIPOFONESE DE B2: estenose aórtica, estenose pulmonar, insuficiência aórtica.

Quem é o primeiro som cardíaco?

  • Sons cardíacos normais (biofísica da ausculta cardíaca) Primeira bulha ou som cardíacos B1/S1 O primeiro som cardíaco, ou B1 / S1, é causado por um bloqueio súbito do fluxo reverso do sangue devido ao fechamento das valvas atrioventriculares, valva mitral e valva tricúspide, no início da contração ventricular, ou sístole.

Será que o B3 é normal durante a gestação?

  • B3 também pode ser normal durante a gestação. B3 ventricular direita é melhor auscultado (às vezes, somente nesse momento) durante a inspiração (pois a pressão intratorácica negativa aumenta o volume de enchimento do ventrículo direito), com o paciente na posição supina.

Como descrever o exame cardiovascular?

  • Segue abaixo um resumo de como descrever o exame do aparelho cardiovascular: 1º Inspeção: abaulamentos, retrações, deformidades, pulsações, ictus cordis;