:

O que significa BNP alto?

Índice:

  1. O que significa BNP alto?
  2. Para que serve o exame de sangue BNP?
  3. Qual o valor do exame BNP?
  4. O que significa peptídeo natriurético?
  5. Qual a diferença entre BNP e proBNP?
  6. O que é dosagem de pro BNP?
  7. Quais são os valores de BNP em pacientes saudáveis?
  8. Qual a diferença entre o NT e o BNP?
  9. Qual a importância da dosagem de BNP?
  10. Quais doenças elevam os níveis de BNP?

O que significa BNP alto?

Uma pesquisa realizada com 987 homens e mulheres com doença coronariana estável descobriu que um alto nível da proteína NT-proBNP no sangue significa um alto risco de ataque cardíaco, derrame, insuficiência cardíaca e morte.

Para que serve o exame de sangue BNP?

Estes testes medem a concentração sanguínea do peptídeo natriurético tipo-B (BNP) ou N-terminal pró-peptídeo natriurético tipo-B (NT-próBNP), a fim de detectar e avaliar a insuficiência cardíaca.

Qual o valor do exame BNP?

Peptídeo Natriurético Cerebral (BNP) - R$155,00 - Labi Exames.

O que significa peptídeo natriurético?

O peptídeo natriurético do tipo B (BNP) é um hormônio liberado pelos ventrículos sempre que o coração sofre agressão, seja ela crônica ou aguda, na tentativa de compensar os sistemas vasoconstrutores que são ativados nessas situações.

Qual a diferença entre BNP e proBNP?

O BNP constitui o hormônio ativo, enquanto o NT-ProBNP, mesmo biologicamente inativo, é secretado em quantidades equimolares ao BNP, sendo proveniente dos ventrículos cardíacos e liberado na circulação em resposta à expansão do volume ventricular e à sobrecarga de pressão nos ventrículos.

O que é dosagem de pro BNP?

A dosagem de BNP / NT-proBNP oferece uma medida objetiva para a avalição de IC. A insuficiência cardíaca (IC) é uma síndrome clínica frequente que representa a etapa final de diferentes cardiopatias e constitui um grave problema de saúde pública.

Quais são os valores de BNP em pacientes saudáveis?

  • Em indivíduos saudáveis, o BNP está presente na circulação em concentrações de cerca de 5-20 pmole / ml. Os valores de BNP, além de aumentarem fisiologicamente com o envelhecimento, aumentam significativamente em pacientes com hipertrofia ventricular esquerda e insuficiência cardíaca.

Qual a diferença entre o NT e o BNP?

  • A diferença reside na meia-vida plasmática do primeiro, que é mais longa, ao redor de 120 minutos, que a do último, em torno de 20 minutos. Ademais, o NT-ProBNP fica mais elevado na circulação do que o BNP, possibilitando uma dosagem mais otimizada do ponto de vista analítico.

Qual a importância da dosagem de BNP?

  • Desde 2012, a Sociedade Brasileira de Cardiologia enfatiza a importância da dosagem de BNP para o diagnóstico da insuficiência cardíaca, prognóstico da mesma e recomenda seu ponto de corte/interpretação.

Quais doenças elevam os níveis de BNP?

  • Valores nesta faixa devem ser avaliados com cautela juntamente com achados clínicos. Outras doenças elevam os níveis de BNP, como a Isquemia Miocárdica, Fibrilação Atrial, Embolia Pulmonar, Hipertrofia Ventricular Esquerda, Insulficiência Renal, Idosos Normais. Esta interpretação é válida quando o Clearence de Creatinina for >60ml/min.